Sobrado localizado no centro de Recife foi o primeiro lar de Lispector no Brasil; escritora nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920
A Associação Casa Clarice Lispector (ACCL) assumirá a administração da Santa Casa de Misericórdia do Recife (SCMR), o local onde a renomada escritora Clarice Lispector viveu na capital pernambucana. O objetivo principal é transformar o sobrado em um museu dedicado à obra da autora brasileira, nascida na Ucrânia.
O sobrado está situado na Praça Maciel Pinheiro, 387, na Boa Vista, região central da cidade, e foi o primeiro lar de Clarice e sua família em Recife. A escritora e jornalista, nascida em 1920 em Chechelnyk chegou a Pernambuco dois anos depois. Em suas obras, Lispector expressou seu afeto pelo Recife e tornou-se cidadã pernambucana.
O acordo entre a ACCL e a Santa Casa foi oficializado na tarde desta terça-feira, 9, com a assinatura de um contrato de comodato válido por 25 anos. O contrato visa estabelecer o Museu Clarice Lispector no sobrado, que atualmente está em condições precárias.
Segundo a Folha de São Paulo, essa iniciativa de homenagem é única no Brasil e busca resgatar os valores culturais promovidos pela literatura de Clarice. O processo de restauração será financiado por doações e incentivos à cultura.
O projeto de restauração e arquitetura de interiores já está em andamento, e outros aspectos, como engenharia, sistema hidráulico, expografia e iluminação, serão desenvolvidos e orçados em breve.
Após a assinatura do contrato, a captação de recursos será iniciada por meio de leis de incentivo à cultura. Prevê-se que as obras comecem com a construção da nova cobertura no início de junho.