Lendário estilista morreu na última sexta-feira, 3, aos 88 anos; no domingo, 5, sua residência foi invadida por ladrões
Paco Rabanne, lendário estilista espanhol que faleceu na última sexta-feira, 3, aos 88 anos, teve sua residência invadida e assaltada no domingo, 5, apenas dois dias após sua morte. A propriedade fica localizada na comuna francesa de Ploudalmézeau, em uma cidade costeira no oeste da França.
"O roubo ocorreu na madrugada de domingo em Ploudalmézeau. Os danos foram pequenos e não houve prisões", explicou a gendarmeria local — força militar francesa, equivalente à polícia civil no Brasil — à AFP. As informações são do jornal Le Télégramme, tendo sido repercutidas pelo g1.
Marguerite Lamour, prefeita da cidade com pouco mais de 6 mil habitantes, também se pronunciou: "Os ladrões pensaram que havia muitos objetos de valor lá dentro. (...) Seja Paco Rabanne ou outra pessoa, é muito chocante ir e roubar alguém que acabou de morrer."
O estilista espanhol nasceu em 18 de fevereiro de 1934 na cidade de Pasajes, localizada na província de Guipúscoa, no País Basco. Era filho de uma costureira (que trabalhava com também famoso estilista Cristóbal Balenciaga) com um general andaluz, Francisco Rabaneda Postigo, que morreu três anos depois do nascimento de Paco, durante a guerra civil.
Como estilista, Rabanne veio a ficar famoso na França, mas sua relevância no cenário da moda foi se perdendo após a empresa Puig comprar sua marcaem 1986. Apesar disso, seu nome ainda causava impacto esporadicamente: uma das confecções do profissional a chamar atenção do público foi o vestido em forma de Lua usado por Lady Gaga em uma festa de gala da MTV.