'Não deixem acabar com os yanomami', dizia título de coluna publicada em 1979
Um antigo texto escrito por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade e publicado pela Folha de S. Paulo no dia 2 de agosto de 1979 tratou ainda durante o período da ditadura acerca da causa Yanomami.
Àquela época, o escritor já alertava seus leitores sobre a luta desse povo indígena pela sobrevivência em um território tomado pelo garimpo e pela exploração da floresta.
Depois que a tragédia humanitária em Roraima ganhou a atenção da mídia nos últimos dias, o texto foi redescoberto e compartilhado nas redes sociais.
Segundo informações do portal O Globo, o Ministério da Justiça estima que 570 crianças indígenas tenham morrido nos últimos quatro anos, não apenas devido à contaminação pelo mercúrio utilizado por garimpeiros, mas também por desnutrição e fome.
O líder indígena Ailton Krenak declarou à fonte que os Yanomami já enfrentavam o garimpo na década de 1980 e que a situação piorou nos últimos anos:
"O território yanomami já estava invadido nos anos 1980. Os garimpeiros foram expulsos no governo Collor, mas voltaram. Tem mais de 20 mil garimpeiros lá, embora o ex-vice-presidente (Hamilton) Mourão tenha dito que este número é inflado. Se ele diz que é inflado, deve saber quantos são. Ele anunciou uma força-tarefa contra o garimpo e deveria prestar contas do que foi feito", disse Krenak.
Ele, que também é escritor, afirmou que "o governo Bolsonaro abriu a porteira para o garimpo, que dá muito lucro para governadores, senadores e generais".
Com o título "Não deixe acabar com os yanomami", a coluna de autoria de Drummond buscou alertar a população para os impactos da presença do garimpo na Terra Yanomami, o que também incluía o aumento dos casos de sarampo, tuberculose e ISTs.
Além disso, o poeta que se consagrou como um dos mais importantes do século 20 aproveitou o espaço para defender o projeto de lei que previa a criação do Parque Indígena Yanomami, hoje conhecido como Terra Indígena Yanomami. A demarcação ocorreria somente em maio de 1992.
Carlos Drummond de Andrade escreveu em 1979. O que havia naquele momento? A ditadura do general João Figueiredo, que se seguiu à ditadura de Geisel, de Médici. Os Yanomami sofreram um ataque sem precedentes. Até então pic.twitter.com/6i7hKDCj95
— Rubens Valente (@rubensvalente) January 29, 2023
O texto escrito pelo ilustre escritor no caderno Ilustrada, no dia 2 de agosto de 1979, felizmente pode ser conferido online. A Folha de S. Paulo publicou o texto nesta terça-feira, 31. Confira!