Especialistas alertam para chance de colapso da estrutura localizada no norte do Chile
A enorme cratera que apareceu misteriosamente no norte do Chile em meados de julho pode entrar em colapso e desabar. Por causa desse risco, autoridades locais têm isolado a área.
De acordo com o portal Tilt, o buraco, que tinha inicialmente 32 metros de diâmetro, hoje chega a medir 36,5 metros. Ele está localizado no terreno de uma mineradora, em Tierra Amarilla, pequena cidade no meio do deserto do Atacama que conta com cerca de 15 mil habitantes.
Segundo a fonte, especialistas avaliam as possíveis causas para o surgimento da cratera, que pode ter se originado tanto a partir de eventos naturais quanto pela ação humana. As análises apontam para a possibilidade de que o buraco se expanda pelo menos até que o diâmetro na superfície se iguale ao do fundo.
"Considerando que o referido cenário representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso à referida zona foi restringido até que os estudos técnicos o justifiquem", disse o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da região do Atacama em comunicado publicado no site do órgão.