Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xenofobia

Brasileira sofre xenofobia em aeroporto de Portugal: 'Volte para sua terra'

Em vídeo gravado pela vítima, é possível ver mulher que a ofendeu dizer ser 'portuguesa de raça'

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 07/11/2023, às 07h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulher de cabelo curto proferiu ofensas à brasileira - Divulgação/vídeo/UOL
Mulher de cabelo curto proferiu ofensas à brasileira - Divulgação/vídeo/UOL

Uma mulher brasileira de 35 anos registrou o momento em que sofreu xenofobia de uma mulher portuguesa no Aeroporto do Porto, em Portugal. A vítima gravou um vídeo no qual a portuguesa a desafia a registrar seu rosto e compartilhar na internet.

Mesmo quando outra mulher tentou contê-la, a portuguesa continuou proferindo ofensas, dizendo: “Sua porca. Vá para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*”, afirmou a portuguesa no vídeo.

A vítima, que optou por não se identificar, relatou ao jornal Gazeta Bragantina que o incidente ocorreu enquanto ela aguardava um voo de retorno para Barcelona, na Espanha, onde atualmente trabalha e reside. As informações são do portal de notícias UOL.

Início do conflito

O conflito aparentemente começou quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu nos pés da brasileira, que teria dito "ai, doeu". A portuguesa do vídeo teria respondido com indiferença, dizendo: "Doeu? É problema seu", e continuou proferindo insultos, declarando que a brasileira "não era bem-vinda em Portugal".

Mesmo após a vítima solicitar a intervenção de um segurança do aeroporto, os ataques xenofóbicos e os xingamentos prosseguiram. A brasileira, que possui cidadania italiana, relatou ao jornal que vive na Europa há 7 anos e 3 meses e nunca havia enfrentado uma situação semelhante anteriormente.