O surpreendente caso ocorrido em Jundiaí em 2020 chamou atenção da comunidade científica
Em Jundiaí, um caso raro ocorreu em 2020: uma menina nasceu com uma cauda de 6 centímetros. Após avaliações, a cauda da criança foi retirada através de uma cirurgia. Como informado pelos médicos via G1, hoje, o bebê tem 3 anos e consegue andar, sem ter desenvolvido complicações.
O caso foi relatado em uma recente edição da Journal of Pediatric Surgery Case Reports. A menina nasceu com uma pseudocauda acompanhada de um defeito no fechamento da coluna vertebral, como indica o relatório.
A menina foi acompanhada por médicos do Hospital da Criança Greendacc, junto de pesquisadores do Center for Fetal and Placental Research, de Ohio, nos Estados Unidos. Ela foi submetida a uma cirurgia depois das avaliações.
Na cirurgia, os médicos retiraram a cauda e fecharam a coluna vertebral da menina. A justificativa para a pesquisa foi a de que ela pode ajudar a identificar esses tipos de anomalias e planejar os tratamentos mais adequados.
A menina nasceu por cesariana, sua mãe não tinha doenças e nem era usuária de drogas. Além disso, a pesquisa aponta que a criança não apresentava alterações neurológicas. O exame na cauda apontava que ela era formada de gordura, sem ter músculos, cartilagem ou osso.