Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'Avatar: O Caminho da Agua'

'Avatar 2' teve 10 minutos a menos que sua versão completa; entenda!

Em entrevista, o diretor James Cameron justifica 10 minutos cortados em 'Avatar 2'

Redação Publicado em 29/12/2022, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Avatar: O Caminho da Água' - Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures
Cena de 'Avatar: O Caminho da Água' - Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures

Uma das produções mais comentadas na atualidade é 'Avatar: O Caminho da Água', continuação de clássico filme de 2009 dirigido por James Cameron. No entanto, embora o diretor seja reconhecido mundialmente por seu talento e participação em trabalhos incríveis — como o primeiro 'Avatar' ou 'Titanic' (1997) —, recentemente ele revelou em entrevista ter cortado cerca de 10 minutos do resultado final do filme em cartaz atualmente nos cinemas.

De acordo com o cineasta, em entrevista à Esquire Middle East, a decisão foi tomada com o intuito de evitar a fetichização de violência armada para o público — todos os 10 minutos foram removidos justamente de cenas de ação. Além disso, esclareceu que as cenas cortadas não eram nem mesmo necessárias para o enredo da história.

Em sequência, refletiu sobre o uso de armas em produções cinematográficas — em especial em filmes de ação —, comparando como ocorre atualmente com outros filmes que fez no passado, como 'O Exterminador do Futuro' (1984), e evidenciando como sua perspectiva sobre isso foi se alterando ao decorrer dos últimos anos

Eu queria me livrar de um pouco da feiúra, encontrar um equilíbrio entre a luz e a escuridão. Eu olho para trás em alguns filmes que fiz e não sei se gostaria de fazer aquele filme agora. O que está acontecendo com as armas em nossa sociedade revira meu estômago", disse James Cameron à Esquire Middle East.

Em paralelo, Cameron mencionou a decisão recente da Nova Zelândia, país em que vive, de proibir algumas armas de fogo, depois de um atentado ocorrido em 2019. "Estou feliz por morar na Nova Zelândia, onde acabaram de proibir todos os rifles de assalto duas semanas depois daquele terrível tiroteio na mesquita alguns anos atrás."

Por fim, como informa a Rolling Stone Brasil, o diretor pretendia, com o novo filme, minimizar qualquer excesso de violência, mas sem perder a narrativa de ação que o filme propõe. "Violência e ação são a mesma coisa, dependendo de como você olha para isso. Esse é o dilema de todo cineasta de ação, e sou conhecido como um cineasta de ação."

'Avatar: O Caminho da Água'

Tendo sua estreia 13 anos após o primeiro 'Avatar', 'Avatar: O Caminho da Água' se demorou durante a produção devido ao detalhismo de James Cameron com seus trabalhos. Vale lembrar que o primeiro filme, de 2009, não só bateu recordes de bilheteria, sendo a maior bilheteria da história até hoje, como também foi pioneiro em uma tecnologia que até hoje está entre as mais avançadas do cinema: o 3D.

Na obra, alguns nomes presentes no 'Avatar' clássico retornam, como Sam Worthington e Zoe Saldana, sem mencionar outras novas personalidades, como Britain Dalton. A história se passa 14 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, e agora não é centrada apenas em Jake Sully, um humano em corpo de Na'vi — espécie dominante no planeta ficcional Pandora —, mas também em sua família. Confira a sinopse e o trailer:

Após formar uma família, Jake Sully e Ney'tiri fazem de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora quando uma antiga ameaça ressurge, e Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos."