Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / El Mayo

Autoridades dos EUA anunciam prisão de 'El Mayo' e de filho de 'El Chapo'

Narcotraficantes mais procurados do México foram presos nesta quinta-feira, 25, na cidade de El Paso, no Texas

Redação Publicado em 26/07/2024, às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
El Mayo em imagens sem data - Divulgação/Escritório de imprensa do Procurador Geral do México
El Mayo em imagens sem data - Divulgação/Escritório de imprensa do Procurador Geral do México

Ismael Zambada García, conhecido como "El Mayo", e Joaquín Guzmán López, um dos filhos de Joaquín Guzmán, o "El Chapo", foram presos nesta quinta-feira, 25, pelos Estados Unidos, na cidade de El Paso, Texas. De acordo com o Departamento de Justiça norte-americano, ambos são chefes do cartel mexicano de Sinaloa, que é considerado uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo. 

Segundo a agência Reuters, García e López foram abordados pelas autoridades assim que pousaram com um avião particular na região. Eles enfrentam várias acusações, incluindo tráfico de fentanil, substância que virou epidemia nos Estados Unidos, chegando a matar 300 pessoas em um único dia.

De acordo com o portal de notícias G1, El Mayo é um dos narcotraficantes mais conhecidos da história do México, sendo cofundador do cartel de Sinaloa. Seu parceiro, El Chapo, foi extraditado para os Estados Unidos em 2017 e está cumprindo uma sentença de prisão perpétua em uma penitenciária de segurança máxima.

Los Chapitos

Após a extradição de El Chapo, seus quatro filhos, conhecidos como "Los Chapitos", assumiram o controle do cartel de Sinaloa, tornando-se grandes exportadores de fentanil para os EUA.

Joaquín Guzmán López, um dos filhos de El Chapo, foi preso recentemente, e outro filho, Ovidio Guzmán, foi entregue à Justiça americana no ano passado. A relação entre El Mayo e Los Chapitos tem sido tensa desde a extradição de El Chapo.