Rocha espacial 2023 BU chegará mais perto de nosso planeta do que alguns satélites
Na noite desta quinta-feira, 26, a Terra receberá a 'visita' do asteroide 2023 BU. Mas acalme-se, não há motivos para se preocupar, o corpo celeste não acabará com a humanidade.
Com um tamanho próximo a um ônibus escolar, a rocha espacial passará de maneira bem rápida pelo extremo sul do nosso continente. O que deve acontecer pouco depois das 21 horas.
Segundo o G1, a expectativa é que o 2023 BU passe a cerca de 3.600 quilômetros da Terra, o que é considerado uma passagem rente, visto que alguns satélites de telecomunicações mundiais ficam em uma altura maior do que isso.
O asteroide viajante só foi descoberto recentemente, no final de semana passado, graças ao astrônomo amador Gennadiy Borisov, que o avistou na região da Crimeia, península que a Rússia tomou da Ucrânia em 2014.
A rocha espacial, que deverá atingir sua altitude mais bais às 21h27, tem um tamanho estimado entre 3,5 e 8,5 metros de diâmetro. Caso ela mudasse de rota e viesse em direção à Terra, aponta o G1, ela se desintegraria ainda na atmosfera. Mesmo que não causasse um estrago, formaria uma espetacular bola de fogo, completa a BBC.