O desenho representa a união entre a rainha mitológica Leda, mãe de Helena de Troia, com o deus romano Júpiter, retratado com forma de cisne
A rainha Leda encara o mundo com olhar sensual, enquanto apoia entre suas pernas um cisne, que na verdade é o deus romano Júpiter. Essa cena erótica decorava a parede de um quarto de Pompeia, na Itália. Esse é a cena de um afresco que acaba de ser descoberto por uma equipe de arqueólogos.
“Leda observa o espectador com uma sensualidade que é absolutamente pronunciada", explica Massimo Osanna, diretor do parque arqueológico de Pompeia, ao explicar a importância da descoberta. Leda é uma rainha espartana muito citada pela mitologia grega antiga. teria tido filhos de diferentes deuses, incluindo Zeus, e teria sido mãe de Helena de Troia. E a manifestação de Júpiter como cisne também era comum na época.
Retratos da rainha junto com o deus são comuns em duas cidades da Roma antiga, Pompeia e Herculano, ambas destruídas no ano 79 a.C. pela erupção do vulcão Vesúvio. Neste caso, pela riqueza das cores e pelo olhar de Leda, tudo indica que o dono da casa era rico e pagou caro pelo trabalho.
"É o mito do amor, com uma sensualidade explícita em um quarto onde, obviamente, além do sono, poderia haver outras atividades", afirma Osanna.