Golpista se passa por Ritchie Blackmore, guitarrista do Deep Purple, e explora vulnerabilidade de idosa que perdeu R$ 1 milhão
Em um caso que chocou a Inglaterra, uma aposentada de 81 anos, com câncer terminal, foi vítima de um golpe cruel e perdeu cerca de R$ 1 milhão. A idosa, identificada como Valerie Horwood, acreditou estar conversando com o lendário guitarrista Ritchie Blackmore, do Deep Purple, com quem alegava ter estudado na infância.
Segundo o 'Extra Globo', o golpe foi descoberto pela filha de Valerie, Debbie, que achou estranho sua mãe ter pedido a um amigo da família 2 mil libras para pagar as suas contas e investigou o caso.
Ela me mostrou o aplicativo do banco e todo o dinheiro havia desaparecido. Ela não conseguia compreender o que tinha acontecido," disse Debbie em entrevista ao Daily Star.
O golpista, utilizando o aplicativo de mensagens Signal, convenceu Valerie a comprar centenas de vales-presente da Apple, alegando que todas as conversas precisavam ser mantidas em segredo devido à sua fama.
"Isso me deixou muito irritada porque se eu soubesse desse aplicativo, teria visto isso em junho do ano passado e poderia ter cortado isso pela raiz. Todos nós entramos em choque. Minha mãe não é uma velha estúpida. Ela é muito esperta e muito ligada", desabafou a filha.
A família está devastada com a situação e busca ajuda para recuperar o dinheiro perdido. Uma rede de supermercados devolveu parte do valor, mas a maior parte continua desaparecida. Amigos da família iniciaram uma campanha de financiamento coletivo para auxiliar Valerie.