Os objetos levados por uma mulher aos EUA na década de 1980 finalmente serão recuperados
Objetos de Alan Turing, que haviam sido roubados e levados aos EUA em 1984, serão devolvidos ao Reino Unido. Entre os 17 ítens que foram retirados ilegalmente da Escola Sherborne de Dorset, estão uma carta e uma medalha, ambas entregues pelo Rei George VI ao matemático. Além disso, há fotografias e o certificado de PhD da Universidade de Princeton de Turing.
A responsável pelo roubo é Julia Turing que, apesar de ter o mesmo sobrenome do gênio, não é parente dele. Nascida Julia Schwinghamer, ela alterou seu nome legalmente no ano de 1988.
O crime foi descoberto em 2018, quando os objetos foram encontrados pela polícia na casa da mulher, localizada na cidade de Conifer, nos EUA. A investigação teve início após ela ter oferecido a coleção para que fosse exibida em uma mostra da Universidade do Colorado.
Em uma audiência realizada em outubro no Tribunal do Colorado, Julia declarou: "Estou desistindo de minha coleção para entregá-la à Inglaterra. Não quero esconder nada da Inglaterra por egoísmo." E prosseguiu: "Desejo apenas o melhor para o legado de Alan Turing, cujos pertences eu tive o privilégio de ter mantido em minha presença todos esses anos."
Quem foi Alan Turing
Ele era franzino, tímido e meio excêntrico. Nunca empunhou uma arma, mas foi um dos personagens mais importantes da Segunda Guerra. Atrás de uma escrivaninha, Alan Turing, considerado o pai da computação, encontrou a chave para decifrar os códigos usados em mensagens nazistas — e, graças a seu trabalho, os aliados desvendaram cada passo dado pelos inimigos, onde encontrar seus submarinos e até como deveria ser a reação alemã durante o Dia D.
A comemoração tem gosto amargo. Turing era homossexual, condição considerada criminosa na Grã-Bretanha até 1967. Condenado, recebeu injeções de hormônios femininos, o que se conhece como castração química. Tinha 41 anos em 7 de junho de 1954, quando, transtornado com as alterações em seu corpo e pela realidade homofóbica e autoritária em que vivia, deu cabo da vida.