Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Apagão cibernético

Após apagão cibernético, internautas fazem piada sobre bug do milênio 'atrasado'

Falha em sistema afetou atividades em todo o mundo, incluindo voos, serviços bancários e de comunicação durante a madrugada desta sexta-feira, 19

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 19/07/2024, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de StockSnap por Pixabay

Depois que o sistema global da Microsoft apresentou falha, afetando empresas e aeroportos em todo o mundo durante a madrugada desta sexta-feira, 19, internautas relembraram o "bug do milênio" nas redes sociais.

Na virada de 1999 para 2000, havia uma preocupação generalizada de que sistemas de computador em todo o mundo poderiam falhar.

O problema surgiu porque muitos programas de computador armazenavam datas usando apenas os dois últimos dígitos do ano, como "99" para 1999. Em teoria, quando o ano 2000 chegasse, esses sistemas poderiam interpretar "00" como 1900, causando erros significativos em cálculos de datas e operações dependentes de data.

Apagão

Nas redes sociais, muitos brincaram sobre o apagão desta sexta-feira, 19, ter sido real, ao contrário do bug do milênio, que não causou problemas significativos.

Apesar dos temores em 1999, nada catastrófico aconteceu. Alguns acreditam que o investimento na modernização dos sistemas de computação evitou desastres, enquanto outros entendem que nada grave aconteceria de qualquer forma.

"Como assim eu acordei e está rolando um bug do milênio 2.0?" escreveu um usuário na rede social X, de acordo com o portal UOL. "Realmente não se produz mais nada de novo no mundo. Até o bug está tendo seu remake", brincou outro.

Parte dos internautas comemorou a possibilidade de não ir ao trabalho. "Estou mais preocupada se vão me obrigar a trabalhar presencialmente ou se posso apreciar o bug do milênio dentro de casa", brincou uma usuária.