O equipamento de tecnologia israelense está sendo testado em um hospital de São Paulo; entenda
Na noite da última quinta-feira, foi divulgada a informação de que médicos de São Paulo iniciaram testes com um equipamento que pode identificar um dos tipos mais comuns de câncer.
Trata-se de um aparelho semelhante ao bafômetro, que através da respiração do paciente — que deve encher o pulmão e dar um sopro no equipamento — é capaz de detectar lesões malignas no estômago.
De acordo com informações exibidas no Jornal Nacional, da Rede Globo, o produto consegue analisar uma espécie de rastro químico deixado pelas células no estômago, sendo assim, é possível identificar as diferenças entre as células saudáveis e as cancerígenas.
O aparelho foi desenvolvido por especialistas de Israel e em solo brasileiro está sendo testado no Hospital A.C Camargo, instituição referência no tratamento de câncer. Em entrevista, o coordenador de pesquisa do hospital, Emmanuel Dias Neto, falou sobre o novo sistema:
“O objetivo é trazer a tecnologia mais perto da população oncológica, hoje, a população que tem câncer, e que precisa de um diagnóstico rápido, preciso e de baixo custo”, afirmou.