Aos 31 anos de idade, a águia-de-cabeça-branca Murphy teve a oportunidade de ser pai pela primeira vez
Funcionários de um santuário de aves do Missouri, nos Estados Unidos, notaram em 8 de março que Murphy, uma águia-de-cabeça-branca de 31 anos de idade, estava chocando uma pedra como se fosse um ovo. Segundo eles, a ave havia aberto um buraco no chão para abrigar a pedra em um ninho improvisado, protegido por folhas e galhos.
Conforme informações do portal de notícias g1, ao longo de dias, Murphy passou a ser frequentemente visto sentado no chão, protegendo a rocha, de modo que visitantes do local ficaram preocupados com seu comportamento. No entanto, segundo o santuário, o animal estaria apenas seguindo seus instintos paternais.
Um mês depois, Murphy teve a oportunidade de ser pai de verdade — e pela primeira vez — quando uma pequena águia foi levada para o santuário após sobreviver à queda de seu ninho durante uma tempestade.
Como o filhote órfão precisava de uma águia mais velha para ser sua tutora antes de ser devolvido à natureza e Murphy estava cuidando tão seriamente de sua "pedra-ovo", o adulto foi considerado um candidato perfeito para essa tarefa.
Os funcionários do estabelecimento decidiram então transferir Murphy para um recinto individual com a pedra — que ele protegeu agressivamente contra outras águias. Segundo a fonte, após um mês de incubação, a pedra foi retirada e substituída pelo filhote em uma pequena gaiola.
Em um teste realizado em 13 de abril, os cuidadores colocaram diante de Murphy e o filhote dois pratos de comida: um contendo pedaços de comida adequados para o pequeno e outro com um peixe inteiro (apenas para Murphy). Instintivamente, a ave mais velha rasgou o peixe e alimentou o filhote, surpreendendo positivamente os tratadores.
Infelizmente, uma forte tempestade ocorrida três dias depois forçou o filhote a ser levado de volta ao hospital por hipotermia. No último dia 17, porém, ele voltou para os cuidados de Murphy.
Embora Murphy não possa mais voar devido a uma lesão permanente na asa, ele agora tem a chance de desenvolver seus instintos paternos e ensinar tudo o que sabe ao pequeno filhote.
Os fãs do santuário pediram para que o bebê fosse chamado de "Rocky", mas como os profissionais acreditam que nomear um pássaro que será devolvido à natureza dá má sorte, ele é conhecido apenas como "águia 23-126".