Afilhado da finada rainha Elizabeth II, Lord Charles O'Hagan tinha 79 anos quando morreu com grave ferimento na cabeça no fim de março, na Inglaterra
Publicado em 03/04/2025, às 12h28
Charles Towneley Strachey O'Hagan, mais conhecido apenas como Lord Charles O'Hagan, faleceu no dia 23 de março, no North Devon District Hospital, localizado em Barnstaple, no sudoeste da Inglaterra. Ele era afilhado da já falecida rainha Elizabeth II, e tinha 79 anos.
Segundo a Hello!, Charles O'Hagan morreu após sofrer um grave ferimento na cabeça, sendo a causa oficial de sua morte declarada como hematoma subdural. Essa condição ocorre quando vasos sanguíneos são rompidos após um ferimento na cabeça; e ainda não está claro como ele sofreu tal ferimento.
Ele era ex-membro do Parlamento Europeu e, conforme repercute o New York Post, tinha uma relação próxima com a falecida rainha. Ele se tornou seu afilhado quando ela ainda era princesa.
A mãe de Charles O'Hagan, Lady Mary Sophia Palmer, foi dama de companhia da então princesa Elizabeth entre 1944 e 1947, sendo uma dama de companhia extra até 1949. Inclusive, Lady Mary até ajudou a cuidar de Elizabeth após o nascimento do atual rei Charles III, no Palácio de Buckingham, em 1948.
Foi por conta dessa conexão que Elizabeth tornou-se madrinha de O'Hagan, que nasceu em 6 de setembro de 1945. Ainda durante a infância, ele serviu como Pajem de Honra de Elizabeth, já rainha, entre 1959 e 1962. Em 1960, inclusive, ele foi fotografado segurando a cauda dos trajes reais de Elizabeth durante a cerimônia da Ordem da Jarreteira no Castelo de Windsor.
O'Hagan, ao longo de sua vida, serviu como membro do Parlamento Europeu por Devon duas vezes, entre 1973 e 1975, e depois entre 1979 e 1994. Além disso, foi casado três vezes: primeiro com a princesa georgiana Tamar Bagration-Imeretinsky, em 1967 — com quem teve uma filha, Nino Natalia O'Hagan Strachey —, depois em 1985, com Mary Claire Roose-Francis e, em 1995, com Elizabeth Lesley Eve Smith, com quem esteve junto até o fim de sua vida.
Elizabeth II faleceu em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, dando fim ao que foi um dos reinados mais longos de toda a história da Europa, durando mais de 70 anos. E em tantas décadas, a monarca não teve poucos afilhados: incluindo Charles O'Hagan, foram 30 afilhados ao todo.
Porém, vale mencionar que nem todas as identidades de seus afilhados foram reveladas ao público ao longo dos anos.