Primogênito de Elizabeth II, Charles assume o trono inglês após a morte da mãe; mas quem são os outros três filhos da monarca com o príncipe Philip?
Penélope Coelho/ Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 25/09/2020, às 08h00 - Atualizado em 08/09/2022, às 16h33
Após a confirmação da morte da rainha Elizabeth II, que faleceu na tarde desta quinta-feira, 8, aos 96 anos, o Reino Unido, agora, será comandado pelo rei Charles III. Primogênito de Elizabeth II com o príncipe Philip, Charles se torna a pessoa mais velha a assumir o trono do Reino Unido, com 73 anos de idade.
Apesar de ser o filho mais famoso da rainha mais longeva da história, ele não é o único descendente da monarca. Conheça os outros filhos de Elizabeth II:
A rainha Elizabeth II esteve no trono da Inglaterra por mais de 7 décadas — até seu falecimento nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos. A soberana deixa 4 filhos que vieram da sua relação de 73 anos com seu marido, o Príncipe Philip — falecido em 2021, aos 99 anos.
Charles, o Príncipe de Gales e primeiro filho da rainha, é o mais conhecido entre eles e, com a morte da rainha, passará a ostentar o título de rei. O próximo na linha de sucessão real é seu filho, o príncipe William.
No entanto, pouco se fala sobre os outros 3 filhos da monarca: Anne Elizabeth, Andrew Albert e Edward Antony, que acabam não chamando tanto a atenção da imprensa quanto Charles. Mas, afinal de contas, quem eles são e qual papel cumprem na monarquia britânica?
A única filha mulher da rainha é Anne Elizabeth Alice Louise. Ela nasceu logo após Charles, em 1950, na cidade de Londres. Aos 72 anos, Anne é conhecida por sempre pensar diferente de sua família, à frente de seu tempo, ela nunca gostou da exposição e do peso de fazer parte da família real.
Seu trabalho de caridade é um dos pontos fortes de sua personalidade, atuando em mais de duzentas organizações. Ela realiza, em média, quinhentas aparições reais por ano, para divulgá-las.
Assim como a mãe, ela também é apaixonada por cavalos, e tem muito talento para esportes, sendo a única da família que participou de Olimpíadas, disputando na modalidade de hipismo; e também já recebeu duas medalhas de prata e uma de ouro no European Eventing Championship.
Anne, a Princesa Real, como é apelidada, casou- se em 1973 com Mark Phillips, tenente e capitão da Cavalaria Armada, com quem teve dois filhos, Peter e Zara Phillips. Em 1992, eles se separaram e Anne tornou-se a primeira princesa divorciada a se casar novamente, hoje ela está com o ex-comandante da marinha Timothy Laurence.
O terceiro filho de Elizabeth e Philip é Andrew Albert Christian Edward. Quando nasceu, em 1960, era o segundo na linha de sucessão ao trono, mas hoje é o oitavo. O duque de York, como é chamado, dedicou sua vida à carreira militar. Comandante e vice-almirante da Marinha Real, ele atuou durante 22 anos como piloto de helicóptero.
Os tabloides costumavam apontar que por sua natureza calma, ele era o filho favorito da rainha. Quando jovem, foi um dos solteiros mais cobiçados, sendo considerado um namorador até se casar, em 1986, com Sarah Ferguson.
Essa relação rendeu duas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie. O casamento acabou não dando certo, e eles se separaram depois de 10 anos. Apesar de afirmarem que ainda são melhores amigos, a separação rendeu polêmicas na imprensa britânica.
Mas, esse não foi nem de longe o pior escândalo envolvendo o nome de Andrew. A amizade do príncipe com Jeffrey Epstein, bilionário americano que cometeu suicídio na cadeia, após ser acusado de exploração sexual de menores, foi muito mal vista.
Além disso, ele foi acusado de agressão sexual por Virginia Roberts Giuffre, uma das testemunhas do caso Epstein, algo que ele negou até mesmo em entrevistas para a televisão. Devido aos grandes problemas, ele tomou a decisão de se afastar dos compromissos reais em 2019, algo considerado humilhante e muito raro quando se trata da realeza.
O quarto e último filho do casal real é o Príncipe Edward Antony Richard Louis, condecorado conde de Wessex. Ele nasceu em Londres, em 1964. E assim como o irmão Andrew, quis seguir na carreira militar, porém, a tentativa foi frustrada. O conde acabou sendo chamado de fraco pela imprensa e foi alvo de diversas críticas.
Ele decidiu migrar para o entretenimento, atuando como produtor de televisão. Em 1999, se casou com Sophie Rhys-Jones, que recebeu o título de condessa de Wessex. Eles tiveram dois filhos, Louise e James Windsor.
O príncipe Edward assumiu vários dos deveres reais de seu pai Philip, devido a sua idade. Então, cumpre uma agenda lotada de compromissos. Atualmente, ele dirige sua própria empresa, além de ser membro da Assembléia Geral da Igreja da Escócia.