Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Hospital é processado após enfermeira trocar medicamento por água da torneira

Profissional teria substituído fentanil, um potente analgésico prescrito, por água da torneira não esterilizada em soluções intravenosas; caso ocorreu nos EUA

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 06/09/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do hospital processado - Divulgação/Google Maps
Fachada do hospital processado - Divulgação/Google Maps

Uma enfermeira de um hospital no Oregon, nos Estados Unidos, está no centro de um processo de US$ 303 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão), após ser acusada de trocar fentanil, um potente analgésico prescrito, por água da torneira não esterilizada em soluções intravenosas.

De acordo com o jornal The Guardian, advogados que representam pacientes, tanto vivos quanto falecidos, moveram a ação judicial contra o hospital Asante Rogue Regional, em Medford, nesta terça-feira.

O processo, que inclui acusações de homicídio culposo e negligência médica, alega que o hospital falhou em monitorar a administração de medicamentos e em prevenir o desvio de substâncias controladas por seus funcionários, entre outras alegações.

Segundo informações do portal O Globo, Dani Marie Schofield, uma ex-enfermeira da unidade, foi presa em junho sob a acusação de 44 crimes de agressão de segundo grau, após uma investigação policial sobre o roubo e uso indevido de substâncias controladas, que levou a infecções em pacientes. Schofield se declarou inocente.

A enfermeira não é listada como ré no processo atual, mas um processo separado foi movido anteriormente contra ela e o hospital em nome do espólio de um homem de 65 anos que faleceu. A nova ação judicial envolve 18 autores, incluindo nove pacientes e os espólios de outros nove que morreram.

Conforme os documentos da ação, o hospital começou a notificar as vítimas em dezembro de 2023, informando que um funcionário havia substituído fentanil por água da torneira, resultando em infecções bacterianas.

Investigação

A investigação foi iniciada após o hospital observar um aumento alarmante nas infecções por cateter central entre julho de 2022 e julho de 2023, levando os funcionários a suspeitarem do desvio de fentanil.

O fentanil, um opioide sintético, é amplamente utilizado em ambientes médicos para aliviar dores severas, mas também tem desempenhado um papel significativo na epidemia de overdose nos Estados Unidos.