Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rio de Janeiro

A idosa que foi descoberta sem vida quase seis meses depois

Filha vivia no apartamento com o cadáver há cerca de seis meses; vizinhos relataram comportamento estranho sobre a morte de Maria Auxiliadora

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/09/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de caixão - Getty Images
Imagem ilustrativa de caixão - Getty Images

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encontrou o corpo de Maria Auxiliadora de Andrade Santos, de 75 anos, em avançado estado de decomposição dentro de seu apartamento na Rua Marco Polo, Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. A descoberta ocorreu no último sábado, após a neta da idosa, de 22 anos, acionar o serviço de emergência por causa de um mal-estar da filha de Maria.

Segundo os vizinhos, a filha, que vivia com a idosa, teria mantido o corpo da mãe trancado em um dos quartos por aproximadamente seis meses. Durante esse período, ela informou à vizinhança que sua mãe havia falecido e que o enterro já havia sido realizado. Contudo, a falta de comunicação e as mudanças no comportamento da filha levantaram suspeitas.

Ela era uma senhora ativa, sempre ia à igreja. De repente, sumiu. A filha dizia que ela estava com problemas de saúde, e, depois, disse que ela tinha falecido", relatou um comerciante da região ao Globo.

Embora o apartamento permanecesse fechado, os moradores não notaram nenhum odor que indicasse a presença de um corpo em decomposição. "Não sentimos cheiro ruim, mas ela mudou muito de comportamento", afirmou um vizinho que preferiu não se identificar.

Investigação

A filha da idosa, que é farmacêutica, teria utilizado remédios e formol para tentar conter o odor do cadáver, de acordo com informações levantadas entre os moradores. Quando os socorristas chegaram ao local, encontraram a filha deitada no sofá, aparentemente sem problemas de saúde, mas notaram um forte cheiro vindo do quarto. Ao investigar, descobriram o corpo de Maria Auxiliadora.

O caso, que chocou os moradores do bairro, está sendo investigado pela 27ª DP (Vicente de Carvalho). A polícia busca entender as causas e circunstâncias da morte da idosa e está realizando uma perícia no cadáver.

Segundo 'O Globo', a filha da vítima foi ouvida pelas autoridades e liberada após depoimento.