Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Plano Real

30 anos do Plano Real: Banco Central lança moeda comemorativa

Em parceria com a Casa da Moeda, BC desenvolve edição especial do Real e prevê a circulação de 45 milhões de unidades até o fim do ano

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/09/2024, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhes da edição comemorativa da moeda de 1 real - Banco Central
Detalhes da edição comemorativa da moeda de 1 real - Banco Central

Em comemoração aos 30 anos do lançamento do Real no Brasil, o Banco Central, em parceria com a Casa da Moeda, disponibiliza nesta terça, 24, uma edição especial e limitada de exemplares das moedas de 1 Real, contendo os dizeres "30 anos do Real" e as datas "1994-2024" gravados na borda dourada, do lado da efígie da República (veja a imagem de capa).

De acordo com o Banco Central: "Ao todo, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de 1 real. Desse montante, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Real."

O Plano Real

Criado em 1994 pelo ex-presidente e então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, o Plano Real completa 30 anos em 2024. Seu objetivo era driblar a hiperinflação através da substituição da moeda corrente à época, o Cruzeiro Real, pelo sistema que conhecemos e usamos nos dias de hoje. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o BC lança moedas comemorativas, o mesmo aconteceu em 2016, durante as Olimpíadas.

Em 2016, o BC também lançou moedas comemorativas para a Olimpíada - Reprodução: site do Banco Central

O sucesso do Plano Real se deve à combinação de três fatores-chave. Primeiramente, foi estabelecido um sistemático controle fiscal, através de um ajuste que previu um corte de 22 bilhões de dólares no Orçamento e um aumento de 5% nas alíquotas de todos os impostos do país.

+ Por que o Banco Central vai 'aposentar' as primeiras notas de real?

Em seguida, a tabela de preços foi equiparada ao dólar, através da criação da URV (Unidade Real de Valor). Dessa forma, o preço dos produtos consumidos no Brasil variava proporcionalmente à queda ou aumento no valor do dólar americano. Como a variação da moeda era pouca, o governo brasileiro conseguiu conter o avanço da inflação à época.

Na etapa final, o Real foi lançado oficialmente em 1º de julho de 1994, como meio de consolidação de uma política de moeda forte.