Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

20 soldados de Camboja morrem após explosão de munições devido ao calor

No último sábado, 27, explosão misteriosa em depósito de munições na Camboja matou 20 soldados e deixou outros feridos; acidente foi finalmente explicado

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 02/05/2024, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de locais danificados após explosão em depósito de munições na Camboja - Reprodução/X/@cambojanews
Imagem de locais danificados após explosão em depósito de munições na Camboja - Reprodução/X/@cambojanews

No último sábado, 27 de abril, uma explosão inexplicada ocorreu em um depósito de munições em uma base militar em Camboja, localizada na província rural de Kampong Speu — ao oeste de Phnom Penh, capital do país —, e acarretou na morte de 20 soldados. Somente nesta quinta-feira, 2, o Ministério da Defesa de Camboja explicou a causa do acidente.

Segundo o ministério, em comunicado, "o incidente da explosão de munições em 27 de abril de 2024 [...] foi provocado por um problema técnico porque as armas são antigas, defeituosas e o clima estava quente".

Conforme relatado pelo UOL, a explosão não só vitimou 20 soldados, como também foi capaz de destruir todo um caminhão de munições, derrubar construções, e ferir outros soldados e até uma criança. Ainda não foi explicado como exatamente o calor teria influenciado a explosão, mas sabe-se que foi uma das principais causas do acidente.

Onda de calor

Vale mencionar que o sul e o sudeste asiático vêm enfrentando uma intensa onda de calor nas últimas semanas, com previsões de temperaturas de até 40 °C em países como Camboja, Mianmar, Vietnã, Índia e Bangladesh.

Segundo o GZH, essas elevadas temperaturas se devem em grande parte às mudanças climáticas, além do fenômeno meteorológico do El Niño, o desmatamento em áreas afetadas e a urbanização.