Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

Tubarão: Como o filme causou arrependimento em Steven Spielberg

Um dos maiores clássicos do terror e do cinema, 'Tubarão' (1975) foi razão para um arrependimento de Steven Spielberg, apesar do sucesso

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 26/08/2024, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steven Spielberg e cena do filme 'Tubarão' (1975) - Getty Images / Reprodução/Universal Pictures
Steven Spielberg e cena do filme 'Tubarão' (1975) - Getty Images / Reprodução/Universal Pictures

Ir à praia e nadar no mar, para muitos, é considerado uma espécie de paraíso pessoal, um momento de descanso, para livrar-se de preocupações... Porém, tudo isso mudou em 1975, depois que chegou aos cinemas o filme 'Tubarão', de Steven Spielberg.

Hoje considerado um dos maiores clássicos do cinema, o filme revolucionou o gênero do terror ao introduzir um conceito bastante inusitado. Em vez de o grande vilão ser um serial killer ou mesmo um espírito maligno, acompanhamos o horror de pessoas serem perseguidas por uma criatura irracional e bastante real: um tubarão.

Graças a este filme, inclusive, que surgiram várias outras obras conhecidas hoje em dia com animais sanguinários como antagonistas, que podem ir desde tubarões a crocodilos, serpentes, piranhas, ou dinossauros — estes últimos, inclusive, que também receberam espaço de destaque nos cinemas com Spielberg, com 'Jurassic Park', de 1993.

"Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam", descreve a sinopse de 'Tubarão'.

Apesar do enorme sucesso que 'Tubarão' teve na época de seu lançamento, hoje ele é considerado pelo próprio Spielberg — que está com 77 anos — como razão para um arrependimento bastante específico em sua carreira. Entenda!

+ Clássico do cinema: os tenebrosos bastidores do filme 'Tubarão'

Sucesso

Na época do lançamento de 'Tubarão', Steven Spielberg ainda não tinha lançado nenhum filme de grande sucesso; mas após esse filme, sua carreira como cineasta mudou drasticamente. Apenas 78 dias após seu lançamento, o filme superou 'O Poderoso Chefão' como o filme mais bem-sucedido nas bilheterias norte-americanas, e também foi o primeiro filme da história a superar a marca de 100 milhões de dólares de bilheteria nos Estados Unidos.

E junto ao enorme sucesso, também veio um grande alvoroço: até então, uma criatura tão real quanto um tubarão-branco ainda não havia assombrado as pessoas nos cinemas. Desde então, ir à praia deixou de ser o mesmo, e não havia mais quem estivesse nadando sem se preocupar com a possibilidade de um tubarão vagar pelas redondezas.

Porém, grande parte deste medo se deve a uma peculiaridade sobre a criatura de Spielberg que, inclusive, se perpetuou no gênero: o animal era uma besta completamente sanguinolenta e faminta, que não parava de matar enquanto houvesse uma presa à sua frente. Enquanto isso, na vida real, os animais não são tão brutais assim, e muitos deles se alimentam apenas para simplesmente satisfazer a fome.

Cena de 'Tubarão' (1975) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Mesmo que a comunidade científica reforçasse, desde a década de 1970, que os tubarões nem sempre devem ser motivo para grande preocupação pelos banhistas, isso não adiantou de muita coisa; e o medo irracional destes animais desencadeou até mesmo um arrependimento a Spielberg, embora tenha sido provocado pelo sucesso de seu próprio filme.

Arrependimento

Em entrevista de 2022 no Desert Island Discs, um programa de rádio transmitido pela BBC Radio 4, Spielberg disse que "lamenta verdadeiramente" a dizimação da população de tubarões após o sucesso de seu filme — que, vale mencionar, foi indicado do Oscar de Melhor Filme, mas perdeu para 'Um Estranho no Ninho', embora tenha vencido outras três categorias.

O cineasta ainda acrescentou que temia que os tubarões estivessem "bravos", devido ao "frenesi alimentar dos pescadores de espadas malucos que aconteceu depois de 1975". Para ele, o impacto que seu filme teve na população de tubarões era algo que "realmente e até hoje" lamenta.

Segundo a BBC, após o lançamento de 'Tubarão', foi registrado em toda a costa dos Estados Unidos um grande aumento na pesca esportiva, especialmente de pessoas que buscavam capturar tubarões. Uma série de pesquisas, inclusive, sugerem que, ao longo da costa leste da América do Norte, o número de grandes tubarões diminuiu significativamente.

De qualquer forma, arrependimento ou não, é inegável que 'Tubarão' provocou um enorme frenesi e foi o responsável por traumatizar muita gente nos cinemas e nas praias. Não à toa é considerado há décadas com um dos maiores clássicos e mais influentes filmes do terror, e da carreira de Steven Spielberg.