Fundada há 101 anos, a URSS deixou de existir em 25 de dezembro de 1991, dando lugar a Rússia. Mas qual a diferença entre eles?
Há exatos 101 anos, em 30 de dezembro de 1922, foi fundado um império que rivalizou por décadas com os Estados Unidos: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
+ União Soviética: Há 101 anos, nascia o império que rivalizou com os EUA
A URSS só deixou de existir após quase sete décadas, em 25 de dezembro de 1991. Naquele dia, na Praça Vermelha, onde fica o Kremlin, sede do governo russo até hoje, as poucas pessoas nas ruas presenciaram um momento histórico ocorrido: a troca da histórica bandeira soviética vermelha com a foice e o martelo do mastro do Kremlin pela bandeira da Rússia, nas cores azul, vermelha e branca. Mas qual a diferença entre os dois?
Para entender as diferenças entre Rússia e União Soviética é preciso começar pelos princípios básicos. A Rússia é um país, enquanto a URSS era estado político que abrangia quinze países.
Apesar das grandes semelhanças, como localização geográfica e fortes divergências, tanto políticas como socioeconômicas. As federações se divergem em alguns pontos.
A União Soviética — ou URSS — esteve em vigor entre os anos 1922 e 1991. Formada pelo revolucionário Vladmir Lenin, era um estado político socialista, que englobava quinze repúblicas. As quais eram: Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão.
Já a Rússia — ou Federação Russa —, é o maior país atualmente em tamanho, e o nono mais populoso e, existe desde 1991, quando ocorreu a queda da URSS — inclui também a Sibéria em seu território. Em dezembro do mesmo ano, Boris Yeltsin foi eleito o primeiro presidente. O atual é Vladimir Putin.
Enquanto a União Soviética contava com apenas um partido político, o Partido Comunista, a Rússia permite a existências de múltiplos partidos. Sendo a Rússia Unida o segundo maior partido do país, e atual base do governo Putin.
Durante a regência da URSS, pequenas empresas e indústrias foram nacionalizadas, gerando uma alta no PIB do Estado. Com a implementação de novas reformas e regras para o comércio na Rússia, o governo viveu uma queda de 50% nos números do produto interno bruto, até meados de 1995.
Algumas diferenças que também podem ser apontadas são a moeda russa, chamada de rublo (equivalente a 0,053 centavos da moeda brasileira), que na União Soviética, possuía o nome de rublo soviético.
Assim como o partido político, que hoje é maioria no país e descreve-se como centrista e conservador — Rússia Unida —, e sob os comandos de Lenin e Stalin exerciam a ideologia comunista.