Em 1999, a atriz brasileira Fernanda Montenegro perdeu o Oscar para a Gwyneth Paltrow, que revoltou internautas ao revelar o destino da estatueta
Em 1999, o Brasil foi representado no Oscar pela atriz Fernanda Montenegro. Na edição em questão, ela concorria ao maior prêmio de cinema dos Estados Unidos com o filme Central do Brasil.
Além de 'Melhor Filme Estrangeiro' o filme rendeu a indicação de 'Melhor Atriz' para a atriz brasileira. Entretanto, quem levou o grande prêmio foi a atriz Gwyneth Paltrow, por seu desempenho no filme 'Shakespeare Apaixonado'.
Desde então, toda edição da premiação é marcada pela revolta dos brasileiros, que não conseguem superar a derrota da ilustre atriz brasileira. Além disso, muitos destacam que Central do Brasil é um dos melhores filmes do nosso país.
Quem também não concordou com a vitória de Paltrow é a atriz Glenn Close. Ao participar do programa Good Morning America, a atriz disse que Fernanda Montenegro deveria ter vencido.
Em entrevista ao Programa do Bial, em 2020, Fernanda comentou a avaliação feita por Glenn. Ela, entretanto, discordou.
"É uma avaliação dela. Eu teria dado o prêmio para [Cate] Blanchett. Ela tinha feito duas Rainhas Elisabeth naquele ano extraordinárias", explicou Montenegro ao apresentador.
Apesar do ponto de discordância, o destino da estatueta que quase foi da atriz brasileira revoltou internautas no ano passado. Em outubro, Paltrow revelou que usa o prêmio como peso de porta.
Gwyneth Paltrow revealed in an interview that she uses her #Oscar to prop up her garden door.
— Oo ps (@ps_trump) October 15, 2023
she's so cute mmmm pic.twitter.com/U0D3Wiq6ul
Um vídeo publicado por ela nas redes sociais mostra que a estatueta passou a ser utilizada para segurar o portão presente em seu jardim. "Meu peso de porta. Isso funciona perfeitamente", comentou ela.
Como era de se esperar, a atitude de Gwyneth Paltrow gerou reações nas redes sociais.
"Roubaram o Oscar da Fernanda [Montenegro] para dar para essa palhaça", publicou uma conta. "Ela, no fundo, sabe que não foi merecido, por isso se desfaz", escreveu outro internauta. "Mais um motivo que esse Oscar deveria estar aqui no Brasil", desabafou um terceiro.