Um dos nomes mais importantes da monarquia britânica, o casamento da princesa Diana com o príncipe Charles foi um espetáculo
Publicado em 15/12/2024, às 10h00 - Atualizado em 16/12/2024, às 09h51
Em 29 de julho de 1981, o mundo parou para presenciar um evento único: o casamento do príncipe Charles, então herdeiro do trono britânico, com Diana Spencer, na Catedral de São Paulo, em Londres. A união rendeu o nascimento de dois filhos: William e Harry.
Hoje, sabemos que se tratou de uma união desastrosa. Em 1996, eles se divorciaram oficialmente. Um ano antes, durante entrevista chocante à BBC, a princesa de Gales revelou que Charles tinha um caso extraconjugal com Camilla Parker.
No entanto, fato é que o vestido utilizado por Diana, desenhado pelos estilistas David e Elizabeth Emanuel, naquele julho de 1981 entrou para a história da moda e até hoje fascina diferentes gerações. Com isso em mente, confira curiosidades sobre a peça icônica.
Conforme repercutido pela revista People, Elizabeth Emanuel afirmou que a futura princesa de Gales perdeu uma quantidade considerável de peso semanas antes do casamento. Assim, o vestido passou por modificações.
"A maioria das noivas perde peso", explicou à revista. "Então não ficamos tão preocupados quando ela perdeu".
Um fato conhecido sobre a princesa, revelado por ela anos depois, é que Diana lutou contra a bulimia enquanto esteve casada com o filho da rainha Elizabeth. Anos depois, Diana falou publicamente sobre sua luta contra a bulimia durante seu casamento.
"A bulimia começou uma semana depois que ficamos noivos (e levaria quase uma década para superar)", afirmou Lady Di no famoso livro de Andrew Morton, 'Diana: Her True Story — in Her Own Words'. "Meu marido [Príncipe Charles] colocou a mão na minha cintura e disse: 'Oh, um pouco gordinha aqui, não é?' e isso despertou algo em mim. E a coisa da Camilla", ela disse, referindo-se o caso de Charles com Camilla Parker Bowles.
No dia de seu casamento, Diana protagonizou um momento curioso que quase passou despercebido pelo público. Ela escolheu Quelques Fleurs, uma de suas fragrâncias favoritas, para a ocasião.
No entanto, enquanto se preparava com o emblemático vestido de noiva, a princesa acidentalmente derramou um pouco do perfume na roupa. A maquiadora Barbara Daly, responsável pelo visual de Diana naquele dia, revelou o episódio em entrevistas.
Para contornar o incidente, Daly sugeriu que Diana segurasse a parte do vestido onde o perfume caiu, simulando que estava apenas evitando pisar na longa cauda. O plano foi executado com naturalidade.
Em uma entrevista ao Express em 2018, o florista David Longman revelou um detalhe curioso, que se conecta com o vestido da princesa. Ele contou que, após a rainha Elizabeth II perder o buquê em seu próprio casamento, foi estabelecida a tradição de criar dois buquês idênticos para evitar um episódio do tipo.
Longman, que participou do casamento de Diana e Charles, detalhou como os arranjos foram preparados: "Fizemos dois buquês. O primeiro deveria ser entregue às 8 horas no Palácio de Buckingham", disse ele. "Depois, voltamos e, por essa altura, o segundo buquê já estava pronto, e fomos novamente fazer a entrega."
Embora o público não tenha visto, havia um toque secreto de sorte oculto no vestido: um amuleto em forma de ferradura de 18 quilates, adornado com diamantes brancos, que simbolizava proteção e sorte, explica a revista People.
Cientes do potencial vazamento do design antes do casamento, foi feita uma versão alternativa do vestido, que poderia ser finalizada rapidamente, caso o modelo original fosse revelado antes do esperado.
O vestido alternativo, entretanto, não chegou a ser finalizado. "Eu só pensei, 'Se alguma coisa acontecer, nós terminaremos e deixaremos pronto'", disse Elizabeth à People. De acordo com ela, a peça "Foi Provavelmente reutilizada, rasgada, jogada fora, quem sabe?"