Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

Ataque a mercado de Natal deixa 5 mortos e 200 feridos na Alemanha

Centenas de pessoas foram atingidas por veículo SUV que avançou contra a multidão em um mercado de Natal na Alemanha

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 21/12/2024, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Alexander Fox por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Alexander Fox por Pixabay

Ao menos cinco pessoas perderam a vida e mais de 200 ficaram feridas quando um motorista avançou com um SUV contra uma multidão em um mercado de Natal na Alemanha, na noite desta sexta-feira, 20. Em resposta ao ataque, homenagens foram planejadas para o sábado, e o chanceler Olaf Scholz visitou o local pela manhã.

O incidente ocorreu em meio às celebrações natalinas, marcando o início de uma temporada esperada por muitos após um ano desafiador, com notícias de desaceleração econômica e a queda do governo alemão.

De acordo com o portal O Globo, as autoridades identificaram o motorista como um médico psiquiatra saudita de 50 anos, residente na Alemanha desde 2006, com visto de residência permanente. O caso reacendeu debates polarizados sobre a imigração, um tema sensível no país, especialmente com as eleições antecipadas marcadas para fevereiro.

Na igreja Johanneskirche, moradores enlutados deixaram flores, velas e brinquedos infantis em homenagem às vítimas, enquanto um serviço memorial foi agendado para as 19 horas.

Opiniões anti-islâmicas

Nomeado pela mídia como Taleb A., o homem também era conhecido por sua militância em prol dos direitos das mulheres sauditas e se identificava como "ateu saudita", expressando opiniões anti-islâmicas frequentemente associadas à retórica de extrema direita. Suas publicações nas redes sociais indicavam temores de perseguição por parte das autoridades e acusações de conspirações para "islamizar a Europa".

O jornal Bild informou que um teste inicial de drogas, realizado após sua detenção, deu resultado positivo para substâncias como cannabis, cocaína e metanfetaminas.