Corpos celestes poderão ser vistos alinhados no céu durante o pôr do sol no início do ano que vem; saiba mais!
O primeiro grande fenômeno astronômico de 2025 será o alinhamento de seis planetas: Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Esses corpos celestes poderão ser vistos no céu durante o pôr do sol ao longo de quase todo o mês de janeiro. Embora pareçam estar enfileirados no céu, trata-se de uma ilusão de ótica, já que os planetas orbitam o Sol ao longo da eclíptica, uma linha imaginária que segue seu percurso pelo céu.
O desfile planetário terá início nos primeiros dias de janeiro, permitindo que Marte, Vênus, Júpiter e Saturno sejam observados a olho nu. Já Netuno e Urano exigirão o uso de telescópios. O melhor momento para apreciar o fenômeno será entre o pôr do sol e as 20h30.
De acordo com informações do portal Galileu, eventos semelhantes já ocorreram no passado. Em junho de 2023, por exemplo, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharam, proporcionando um espetáculo visível a olho nu.
Apesar da poluição luminosa presente em muitas cidades, espera-se que o alinhamento de janeiro de 2025 seja visível mesmo em áreas urbanas, especialmente a partir do dia 21.
Os especialistas destacam que Mercúrio também se unirá ao alinhamento, mas somente nos dias finais, criando um raro desfile de sete planetas, algo que não acontece há décadas. Este evento, com duração de cerca de quatro semanas, representa uma oportunidade imperdível para amadores e profissionais da astronomia em todo o mundo.