Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Anjos do século 18 são revelados em antiga igreja histórica dos EUA

Anjos pintados sob camadas de tinta branca estão sendo revelados por restauradores na Old North Church, a igreja mais antiga de Boston, nos EUA

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 30/12/2024, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anjo pintado na Old North Church revelado recentemente - Reprodução/Old North Church
Anjo pintado na Old North Church revelado recentemente - Reprodução/Old North Church

Um local emblemático na história norte-americana, a Old North Church, a igreja mais antiga de Boston, vem sendo palco de uma série de revelações extraordinárias relacionadas à sua herança colonial. Lá, estão sendo revelados uma série de anjos pintados nas paredes, que foram cobertos por camadas de tinta branca no passado, e permaneceram ocultos por séculos.

Este projeto de restauração que vem sendo realizado, liderado pelo conservador Gianfranco Pocobene, pretende retomar a vida há muito perdida nos antigos murais.

Os anjos foram pintados originalmente na década de 1730 por John Gibbs, um membro da igreja. Eles adornavam as paredes e arcos da nave da igreja, com figuras angelicais de rostos infantis e asas elegantes, tornando o interior do local bastante vibrante e colorido em sua época.

No entanto, em 1912, a igreja passou por uma grande reforma que cobriu os murais com sete camadas de tinta branca. Desde então, a estética outrora vibrante da igreja é caracterizada por maior simplicidade e minimalismo.

Agora, o que a equipe de restauradores vem realizando é a remoção das grossas camadas de tinta, enfrentando o desafio de tentar não danificar a obra de arte. Para tanto, são utilizados géis solventes para amolecer a tinta, além de ferramentas delicadas como espátulas de plástico e cotonetes.

Foi uma revelação", afirmou Pocobene em uma palestra online organizada pela organização sem fins lucrativos que supervisiona a preservação da igreja, a Old North Illuminated. "Estas são algumas das obras de arte colonial mais fascinantes que já encontrei em meus 40 anos de conservação".

Todo o processo de restauração teve início em um estudo de pintura interna da igreja realizado em 2017, que confirmou a presença dos tais murais. Até então, o que se tinha de indício dos anjos eram fotografias antigas e registros históricos, mas a condição das pinturas permaneceu desconhecida por séculos.

A princípio, inclusive, os conservadores pretendiam revelar apenas alguns anjos, mas com a eventual descoberta de que cada figura era pintura de maneira única, com "diferentes expressões, penteados e poses" — explicou Pocobene —, o objetivo passou a ser a revelação total das obras.

Fotografia tirada em meio aos processos de restauração dos murais de anjos na Old North Church / Crédito: Divulgação/Old North Church

Old North Church

Segundo o Archaeology News, a Old North Church foi fundada em 1723, sendo originalmente chamada de Christ Church. Sendo esta a igreja mais antiga de Boston, ela teve um papel bastante importante durante a Revolução Americana, sendo de lá que Paul Revere sinalizava a aproximação do exército britânico em abril de 1775.

Porém, vale mencionar que, apesar do legado revolucionário, a igreja também possui conexão com a comunidade anglicana colonial de Boston, bem como com o comércio de escravos. "Old North era um farol de liberdade, mas também foi moldado pelas realidades da sociedade colonial", pontua a diretora associada de educação na Old North Illuminated, Emily Spence, à Associated Press.

A especialista ainda acrescentou que agora, com o interior colorido sendo restaurado, a identidade dos primeiros congregantes anglicanos é revelado, deixando claro o contraste com as igrejas puritanas austeras que existiam por Boston na época.

Outro detalhe relevante sobre o local é que os anjos não foram o único trabalho decorativo feito por Gibbs. Ele também adicionou vários elementos como festões de folhagens e frutas, murais na caixa do órgão original da igreja e do painel do altar. Todas essas decorações compunham a "presença divina" do ambiente, com vários vislumbres de "cortes do céu", nas palavras do reverendo Matthew Cadwell, vigário da igreja.

Até o momento, foram revelados totalmente oito dos 20 murais de anjos, e os demais serão revelados até a primavera de 2025, oferecendo assim aos visitantes a oportunidade de vivenciar a igreja bem como pretendiam seus fundadores.

Leia também:Arqueólogos descobrem uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo