Os papas Francisco e Bento - Getty Imagens
Papa

Revelação: Papa Francisco teria sido ‘usado’ para evitar eleição de Bento XVI

A declaração do papa faz parte de livro que será lançado por um jornalista em 3 de abril e ele revelou que foi usado para que Bento não fosse eleito

Isabelly de Lima Publicado em 01/04/2024, às 08h59

O Papa Francisco surpreendeu ao revelar, neste domingo, 31, que foi instrumentalizado para evitar a eleição de Joseph Ratzinger, conhecido como Papa Bento XVI, durante o Conclave de 2006. A notícia veio à tona através da agência italiana de notícias ANSA, citando o jornal espanhol ABC.

Essas revelações foram feitas como parte do livro de entrevistas intitulado "El Sucesor" (O Sucessor), escrito pelo jornalista espanhol Javier Martínez-Brocal, no qual descreve as memórias do pontífice e sua relação com Bento XVI. A obra está programada para ser publicada em 3 de abril.

Francisco afirmou: "Naquele conclave eles me usaram". Ele explicou que, embora os cardeais jurem não divulgar o que acontece durante o conclave, os Papas têm permissão para fazê-lo, segundo a CNN Brasil.

Obtive 40 dos 115 votos na Capela Sistina. Foram suficientes para impedir a candidatura do cardeal Joseph Ratzinger, porque, se tivessem continuado a votar em mim, ele não teria conseguido chegar aos dois terços necessários para ser eleito Papa”, disse o argentino.

Quando ocorreu?

Franciso, então, foi questionado sobre quando essa manobra teria acontecido.

Ele detalhou que essa manobra ocorreu durante a segunda ou terceira votação, na manhã da terça-feira, 19 de abril de 2005, logo após o início do conclave em 18 de abril de 2005. Francisco revelou que ao perceber a operação, advertiu o cardeal colombiano Darío Castrillón, dizendo: "Não brinque com minha candidatura, porque agora eu digo que não aceito, hein? Me deixe aqui. E, assim, Benedito foi eleito", recordou.

Além disso, o Papa Francisco revelou que Ratzinger era o seu "candidato", pois ele era o único que poderia suceder João Paulo II após sua morte. Francisco expressou contentamento com a eleição de Bento XVI, afirmando: "Se tivessem escolhido alguém como eu, que causa tantos problemas, eu não teria podido fazer nada. Era um homem que se adaptava ao novo estilo e não foi fácil para ele. Ele encontrou muita resistência no Vaticano", concluiu.

livro memórias Papa obra Francisco eleição pontífice Entrevistas manobra Bento usado XVI

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China