Rei Charles III - Getty Images
Rei Charles III

Rei Charles III inicia primeira visita à Oceania em meio à luta contra o câncer

Monarca interrompeu tratamento de quimioterapia para viagem à Austrália e Samoa com equipe médica dedicada e estoque do próprio sangue

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/10/2024, às 15h13

Na próxima sexta-feira, 18, o rei Charles III embarca para sua primeira visita oficial à Oceania como chefe de Estado. O monarca, de 75 anos, irá para a Austrália e para Samoa numa viagem de grande simbolismo, mas que ocorre em meio a desafios pessoais e de saúde.

Essa será a primeira grande viagem de Charles desde que o Palácio de Buckingham anunciou, em fevereiro, que ele foi diagnosticado com câncer. Conforme relatado por uma fonte palaciana, o rei "será monitorado de perto" por médicos designados para monitorar sua saúde ao longo da jornada.

O palácio já havia informado em julho que o roteiro da visita foi encurtado para garantir que o monarca pudesse realizar suas funções sem comprometer sua recuperação, o que foi executado na exclusão da Nova Zelândia do itinerário.

Roteiro da viagem

A viagem de destino para a Austrália, onde Charles e sua esposa, Camilla, passarão de 18 a 23 de outubro, terá sua primeira parada será em Camberra, capital do país, onde o casal real participará de discussões com funcionários do Jardim Botânico Nacional, com foco nas ações contra as mudanças climáticas.

Charles também se reunirá com pesquisadores da Agência Nacional de Ciências da Austrália para tratar das consequências dos incêndios devastadores que assolaram o país há cinco anos. O impacto das queimadas na biodiversidade e as ações de recuperação permanecerão no centro das discussões.

Em Sydney, uma das etapas mais importantes da viagem, o monarca se encontrará com os renomados pesquisadores Georgina Long e Richard Scolyer, especialistas em câncer de pele.

Após uma visita à Austrália, o casal seguirá para Samoa, onde participarão, entre 23 e 25 de outubro, na reunião de chefes de governo da Commonwealth. O evento é um dos mais importantes do calendário diplomático da monarquia britânica, reunindo representantes dos 56 países membros, com exceção de quatro (Togo, Gabão, Moçambique e Ruanda), que não compartilham os mesmos laços históricos com o Reino Unido.

Charles visitou a Austrália várias vezes quando era príncipe, mas esta será sua primeira viagem ao país como soberano. Segundo o G1, a última vez que uma monarca britânica visitou a Austrália foi em 2011, quando a rainha Elizabeth II, sua mãe, esteve no país.

Inglaterra notícias Câncer viagem Oceania rei Charles III

Leia também

Donald Trump detona filme baseado em sua vida: 'Nojento'


Saiba por que a advogada dos irmãos Menendez não está em documentário


'Os Simpsons': personagem ressurge na série depois de quase 30 anos


Casal é acusado de fraude do rejuvenescimento com 'máquina do tempo'


Justiça histórica: Ex-militar é condenado por massacre de agricultores no Peru


Homem preso por tentativa de assassinato a Trump defende apoio ao candidato