Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Obra que mostra Jesus com rosto de Looney Tunes é removida de exposição na Austrália

Obra de arte 'Jesus Speaks to the Daughters of Jerusalem' foi removida de uma exposição no Casula Powerhouse Arts Centre, em Sydney, após protestos online

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 08/07/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte da obra de arte 'Jesus Speaks to the Daughters of Jerusalem' - Reprodução
Parte da obra de arte 'Jesus Speaks to the Daughters of Jerusalem' - Reprodução

Após uma série de protestos online, a obra de arte 'Jesus Speaks to the Daughters of Jerusalem' foi removida de uma exposição no Casula Powerhouse Arts Centre, em Sydney, na Austrália

Criada pelo artista Philjames, a obra mostra Jesus Cristo sobreposto com personagens do desenho infantil Looney Tunes. Na última sexta-feira, 5, dois dias antes do fim da mostra Blake Art Prize, que durou oito semanas, 'Jesus Speaks to the Daughters of Jerusalem' foi removido da galeria. 

+ Catedral irá exibir uma releitura do famoso quadro A Última Ceia, com Jesus como um homem negro

Segundo o The Guardian, um protesto online alegou que a obra zombava da religião cristã; com alguns manifestantes ameaçando o museu e sua equipe — muitos dos quais são voluntários — com violência.

Apenas na sexta-feira, a galeria de arte relatou ter recebido mais de 60 telefonemas de pessoas reclamando da obra; já Philjames alegou que mais de 200 mensagens foram enviadas para suas redes sociais. 

"Eu gosto de provocar um pouco de reação com meu trabalho, mas a novidade passou muito rápido na sexta-feira. O volume absoluto foi realmente assustador", disse o artista de 48 anos ao Guardian. 

Eu faço esse tipo de trabalho há cerca de 15 anos e já deixei uma ou duas pessoas chateadas, mas nada como isso. Foi vil e nada cristão", continuou. 

'Um pouco absurdo' 

Como resposta ao protesto, o prefeito de Liverpool (subúrbio de Sydney), Ned Mannoun, solicitou a remoção da obra, motivado pelas "muitas reclamações de vários moradores que ficaram enojados e ofendidos pelo fato de o Conselho de Liverpool estar exibindo esta obra de arte".

O prefeito ainda alegou que o direito à liberdade de expressão precisa ser equilibrado com o direito de praticar a religião sem medo, perseguição ou ridicularização. Já Philjames explicou que embora tenha crescido frequentando uma escola dominical, não é uma pessoa religiosa — mas também não quis ofender quem segue a doutrina. 

'Jesus Speaks to the Daughters of Jerusalem' - Reprodução

"Eu acho tudo isso um pouco absurdo, foi um trabalho lúdico. Eu gosto de incorporar personagens de desenho animado — eles lidam com questões humanas", pontuou o artista. 

Para ser honesto, não havia realmente nenhum significado por trás da peça. É apenas uma imagem", finalizou ao veículo britânico.