John Bolton, ex-Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos - Casa Branca via Wikimedia Commons
Estados Unidos

Membro do alto escalão dos EUA admite ter planejado golpes de Estado em outros países

John Bolton atuou nas gestões de Donald Trump, George W. Bush e Ronald Reagan

Fabio Previdelli Publicado em 13/07/2022, às 12h05

Nesta terça-feira, 12, John Bolton foi entrevistado pela CNN norte-americana para falar sobre a comissão do Congresso que investiga o ataque ao Capitólio ocorrido em janeiro de 2021. A entidade acusou o ex-presidente Donald Trump de incitar a violência para não deixar o cargo máximo do país

Durante a gestão Trump, Bolton foi conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos. Ele também atuou como embaixador do país na ONU durante o governo George W. Bush e teve um cargo administrativo nos tempos de Ronald Reagan

Devido sua vasta experiência, ele disse que Trump não teria suficiente competência para aplicar "um golpe de Estado cuidadosamente planejado"; algo que ele já disse ter ajudado em algumas ocasiões. 

Como alguém que já ajudou a planejar golpes de Estado, não aqui, mas, você sabe, em outros lugares, [sei que] isso é algo que dá muito trabalho”, continuou. 

Golpes em outros países

Conforme repercutido pela Reuters, o apresentador Jake Trapper questionou Bolton sobre quais golpes ele estava se referindo: "Eu não vou entrar nas especificidades", rebateu o convidado. 

Em 2019, John Bolton, então conselheiro de segurança nacional, apoiou publicamente Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana, na tentativa de tirar Nicolás Maduro do poder.

Sobre o episódio, ele foi direto: "Não foi bem sucedido. Não que nós tivéssemos muito a ver com isso, mas eu vi o trabalho que deu para a oposição tentar tirar do poder um presidente eleito de maneira ilegal e falhar".

Por fim, Trapper sugere que "parece que há outras coisas que você não está me contando [além da Venezuela]". Bolton encerra com um breve: "Com certeza há".

Estados Unidos Donald Trump notícias Política Golpe de Estado John Bolton

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix