Foguete da SpaceX - Reprodução / X / SpaceX
Foguete

Lançamento de foguete que pousaria na Lua é adiado pela SpaceX

Marcada como a segunda tentativa da empresa de pousar na Lua no ano, a nova data está prevista ainda para esta semana; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 14/02/2024, às 09h00

Uma empresa dos Estados Unidos postergou para quinta-feira, 15, o lançamento de um foguete com o objetivo de pousar na Lua, marcando a segunda tentativa deste ano de um grupo privado de levar uma sonda até o satélite terrestre.

A decolagem estava inicialmente programada para as 00h57 de quarta-feira, horário da Flórida (2h57 de Brasília), mas a Nasa anunciou o adiamento devido a "temperaturas de metano fora do normal antes de introduzir a carga de metano".

A agência espacial americana informou que o lançamento agora está previsto para às 1h05 de quinta-feira (3h05 de Brasília), conforme divulgado em sua conta na rede social X. A missão IM-1 tem como objetivo enviar um módulo de pouso com mais de quatro metros de altura, desenvolvido pela empresa Intuitive Machines, com sede no Texas e fundada em 2013.

SpaceX Falcon 9

O dispositivo será lançado em um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, no sudeste dos Estados Unidos. Após a decolagem, o módulo de pouso se separará do estágio superior do foguete e receberá energia. Em seguida, estabelecerá comunicação com a sala de controle da Intuitive Machines, localizada em Houston, Texas.

A participação das empresas privadas desempenha um papel cada vez mais crucial na exploração espacial", afirmou a Intuitive Machines via AFP, pelo UOL.

Esta será a primeira tentativa de missão lunar da empresa, mas a segunda no âmbito do novo programa CLPS da Nasa, que contratou empresas privadas para transportar equipamentos científicos em sentido ao satélite natural, visando preparar o retorno dos astronautas à Lua.

A empresa Astrobotic não conseguiu chegar à Lua devido a um vazamento de combustível, resultando na destruição deliberada de seu módulo de pouso em pleno voo, em janeiro. A Nasa reconhece o risco de fracasso das missões atribuídas a empresas novatas e ressalta que está ciente de que nem todas serão bem-sucedidas.

lua Espaço data foguete empresa americana adiamento nova

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados