Após uma série de contratempos em voos espaciais, esta missão comandada pela Space X é vista com otimismo por especialistas da área
Nesta quarta-feira, 17, a empresa aeroespacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançará seu foguete Falcom 9, com destino a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Após uma série de contratempos, tudo indica que os quatro tripulantes de origem europeia farão parte de uma missão histórica.
Se tudo ocorrer conforme a programação, o foguete irá decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA às 17h11 (pelo horário local da Flórida), ou as 19h11 do horário de Brasília. Caso isso aconteça, a tripulação vai aterrizar no laboratório de pesquisa em órbita, localizado a 402 quilômetros acima da Terra, às 07h15 (horário de Brasília) da sexta-feira, 19.
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, a expedição vai se estender por duas semanas. A missão Ax-3 é comandada pela Axiom Space, empresa com sede em Houston voltada para o desenvolvimento de estações espaciais privadas e viagens tripuladas. Esta é a terceira missão tripulada da Axiom na órbita baixa da Terra.
No comando do voo está Michael López-Alegría, líder da primeira expedição da Axiom à ISS, de 2021. O espanhol também atuou como diretor de operações da Nasa no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin em Star City, na Rússia. Além disso, ele já registrou mais de 257 dias no espaço.
Outro membro da tripulação é o piloto da Força Aérea Italiana, Walter Villadei. No ano passado, o italiano comandou o voo suborbital da Virgin Galactic, que fez parte de sua preparação para a atual missão até a Estação Espacial Internacional. Em 2022, Villadei serviu como piloto reserva da missão Ax-2, da Axiom Space.
O sueco Marcus Wandtjá participou de missões no Brasil, sendo encarregado do voo inaugural dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2020. Dois anos depois, ele foi escolhido como membro da reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Já o novato, Alper Gezeravcı, tornou-se um símbolo de orgulho em seu país, por ser o primeiro turco no espaço. Ele possui mais de 15 anos de experiência de voo em diversas aeronaves, onde desempenhou várias funções, como líder de voo, oficial de segurança de voo e capitão em companhias aéreas comerciais.
Recentemente, Alper recebeu a nomeação para ser o comandante do esquadrão de padronização na 10ª Unidade de Comando de Base em Adana, na Turquia, onde coordenou a organização de todos os documentos de treinamento seguindo os padrões da Força Aérea.