Imagens de vídeo em que é possível observar lançamento e queda de foguete chinês - Reprodução/Vídeo/X/@AJ_FI
China

Foguete espacial é lançado acidentalmente e cai, na China

Após ser lançado acidentalmente durante teste, o foguete espacial Tianlong-3 perdeu potência e caiu, explodindo em cidade na China; veja vídeo!

Éric Moreira Publicado em 01/07/2024, às 08h22

No último domingo, 30, um acidente chocante foi registrado na China. Um foguete espacial de uma empresa privada chinesa foi lançado acidentalmente durante um teste, e em meio ao voo, perdeu potência, caiu e explodiu em chamas em cidade na proximidade.

Conforme justificado pela empresa Beijing Tianbing, também conhecida como Space Pioneer, em declaração em sua conta oficial no WeChat, o foguete Tianlong-3 foi lançado acidentalmente depois de uma falha estrutural na conexão entre o ele e o suporte de teste. Seu local de pouso foi uma área montanhosa da cidade de Gongyi, na região central da China.

Em vídeo publicado pelo veículo chinês The Paper, é possível observar o foguete alçando voo, perdendo potência e caindo lentamente. Em sequência, é possível observar uma explosão e, algum tempo depois, o barulho pode ser escutado. Confira:

Wow. This is apparently what was supposed to be a STATIC FIRE TEST today of a Tianlong-3 first stage by China's Space Pioneer. That's catastrophic, not static. Firm was targeting an orbital launch in the coming months. https://t.co/BY9MgJeE7A pic.twitter.com/L6ronwLW1N

— Andrew Jones (@AJ_FI) June 30, 2024

Após a explosão do foguete, foi provocado um incêndio no local, conforme um outro comunicado, do departamento de gerenciamento de emergências de Gongyi. Felizmente, o incêndio já foi extinto e nenhuma pessoa foi ferida ou morta nos eventos em torno do acidente.

+ Rumo a Marte: a impressionante saga do carro enviado ao espaço

Avanço espacial chinês

Segundo o The Guardian, não é algo inédito que um foguete caia na China após seu lançamento, porém é raro um acidente em que façam voos não planejados. Vale mencionar que em abril do ano passado, a mesma empresa do acidente recente lançou um foguete movido a querosene e oxigênio, o Tianlong-2, o que fez dela a primeira empresa privada chinesa a enviar um foguete com combustível líquido ao espaço.

Desde 2014, empresas espaciais chinesas vêm surgindo no país, quando foi permitido o investimento privado nesta indústria pelo Estado. No caso, muitos decidiram voltar-se à fabricação de satélites, mas outros — incluindo o Space Pioneer — focaram no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis, o que poderia reduzir significativamente os custos da missão.

queda Mundo China notícias lançamento explosão acidente foguete falha

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China