Imagens dos americanos aguardando socorro após ataque - Reprodução/Vídeo/X/@klustout
China

Acadêmicos americanos sofrem ataque a faca em parque durante visita à China

Segundo as autoridades americanas, grupo de quatro professores universitários sofreu ataque durante visita a parque público na cidade de Jilin

Éric Moreira Publicado em 11/06/2024, às 08h15

Quatro professores universitários norte-americanos, que lecionam na China, sofreram um ataque com faca nesta semana na China, durante uma visita a um parque público. O caso foi registrado na cidade de Jilin, no nordeste do país.

Conforme repercutido pelo The Guardian, os professores do Cornell College, do estado norte-americano de Iowa, estavam no parque junto a um membro do corpo docente da Universidade Beihua na segunda-feira, 10. Então, um homem com uma faca teria partido para cima do grupo; mais detalhes sobre os ferimentos e se o ataque foi direcionado ou aleatório não foram divulgados.

Entre os feridos está David Zabner, irmão de Adam Zabner — membro da Câmara dos Representantes de Iowa —, que informou em comunicado que David "foi ferido no braço", mas que já estava se recuperando no hospital, conforme disse à CBS News:

Falei com o David há poucos minutos, ele está se recuperando das lesões e bem. Minha família está extremamente grata por David ter sobrevivido a este ataque", acrescentou no comunicado.

Aproximação

O ataque ocorreu em meio a uma tentativa entre o governo chinês e o estadunidense de manter o intercâmbio entre pessoas de ambas as nações, a fim de evitar a deterioração das relações bilaterais.

Nesse contexto, recentemente Xi Jinping, presidente da China, anunciou que pretende convidar 50 mil jovens americanos para seu país nos próximos cinco anos; porém, diplomatas chineses acusam que órgãos americanos desencorajem tal intercâmbio.

Entre as razões para desencorajamento, eles citam detenções arbitrárias e proibições de saída. Por isso, inclusive, algumas universidades norte-americanas suspenderam os programas na China. Hoje, há menos de 900 estudantes americanos no país, enquanto há mais de 290 mil estudantes chineses nos Estados Unidos.

Estados Unidos Mundo China ataque notícias parque professores intercâmbio acadêmicos

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone