Ponto turístico famoso na China viralizou após vídeo mostrar cano que alimentaria a Cachoeira Yuntaishan; responsáveis se pronunciaram
Um ponto turístico natural famoso na China foi envolvido em uma controvérsia de fraude quando um alpinista descobriu que a maior cachoeira do país, na verdade, era alimentada por um cano em sua fonte.
O vídeo da revelação, compartilhado pelo turista nas redes sociais nesta segunda-feira, 3, viralizou e levou as autoridades locais de turismo a prestarem esclarecimentos. De acordo com os operadores do Parque Geológico de Yuntai, onde a cachoeira está localizada, o cano instalado em uma grande rocha é utilizado para auxiliar a cachoeira durante períodos de seca.
A cachoeira Yuntaishan é uma famosa queda d'água com 312 metros de altura, que atrai muitos turistas e é considerada uma das mais belas do país, por ser uma paisagem extremamente “instagramável”. Ela é classificada como uma “área cênica AAAAA” pela Administração Nacional de Turismo da China, uma distinção concedida aos pontos turísticos mais importantes e bem preservadas do país.
A cascata é uma das imagens icônicas da Montanha Yuntai, e durante a estação chuvosa, guias turísticos afirmam que a cachoeira “parece uma galáxia caindo e um pilar de jade sustentando o céu, o que é espetacular”.
⏯ Vídeo mostra suposta fraude em famosa cachoeira chinesa
— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2024
Situada na província central de Henan, na China, a cachoeira de Yuntai está em risco de perder a popularidade nos próximos dias. Considerada a mais alta do país em fluxo ininterrupto, a queda d'água pode ser uma fraude,… pic.twitter.com/iK8Yz1ewU7
Após a disseminação do vídeo, que acumulou mais de 10 milhões de visualizações em redes sociais chinesas como Weibo e Douyin, os responsáveis pelo Parque Geológico foram pressionados a se pronunciar e reconheceram a presença do cano na terça-feira, 4.
Eles explicaram que, devido ao grande volume de água ocorrer apenas durante o outono e a primavera, foram implementadas medidas para garantir que os turistas não ficassem decepcionados, incluindo o uso de canos para fornecer água à cachoeira, conforme repercutido pelo G1.
O Ministério do Turismo chinês também afirmou que a cachoeira é genuína e existe há milhares de anos, e que estavam apenas fornecendo assistência para garantir uma experiência turística satisfatória.
As autoridades do Turismo chinês também observaram que existem muitos casos de cachoeiras na China, e em outros países, que enfrentam “escassez de água” ocasional devido à estação seca ou a fatores humanos, e que intervenções manuais para ajustar o volume de água das cachoeiras são comuns.