Cenas de 'Gladiador 2' - Reprodução/Paramount Pictures
Gladiador 2

Gladiador 2: Realmente aconteciam batalhas navais no Coliseu?

No trailer de 'Gladiador 2', que chega nos cinemas em novembro, é possível assistir uma impressionante batalha naval no Coliseu romano; entenda!

Éric Moreira Publicado em 01/10/2024, às 20h00

Em novembro, chega aos cinemas o tão aguardado filme de Ridley Scott, 'Gladiador 2'. Com figuras notórias no elenco, incluindo Paul Mescal, Pedro Pascal, Denzel Washington e Joseph Quinn, o longa é uma continuação do clássico 'Gladiador', lançado em 2000, com Russell Crowe e vencedor do Oscar de Melhor Filme.

"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius (Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro. Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo", destaca a sinopse de 'Gladiador 2', que se passa 20 anos após os eventos do primeiro filme.

No trailer de 'Gladiador 2', em uma cena rápida, mas que chama atenção, é mostrada a arena do Coliseu completamente inundada, para simular uma batalha naval. Bem, Ridley Scott pode não ser bem reconhecido pela precisão histórica de suas obras, mas para a surpresa de muitos, essa cena se inspira, de certa forma, em fatos. Entenda!

+ Gladiador 2: Saiba quem é quem no novo filme de Ridley Scott

Naumaquias

Combates no coliseu inundado já aconteceram no passado, e eram conhecidas como naumaquias. As primeiras datam do século 3 a.C., mas sempre foram raras, devido ao alto custo e enorme complexidade envolvida. Como resultado, só aconteciam em momentos especiais — acredita-se que só ocorreram quatro ou cinco em toda a História.

Originado do grego, o termo "naumaquia" literalmente significa "combate naval", bastante óbvio quanto ao que se trata. A primeira registrada aconteceu em 46 a.C., e foi feita em homenagem a Júlio César, que ordenou uma naumaquia para encenar as batalhas de Gália, do Egito, contra o rei Farnaces II do Ponto e contra o Rei Juba da Numídia, após retornar a Roma.

Porém, essas encenações foram além do entretenimento, servindo também como ferramentas de propagação política. Essa encenação de Júlio César, porém, não ocorreu no Coliseu, mas sim em uma grande bacia de água construída no rio Tibre, chamada de Campo de Marte (o deus da guerra).

Para o espetáculo, foram utilizados de dois a quatro navios, 4 mil remadores e 2 mil combatentes que duelavam freneticamente entre si. Não se sabe exatamente o quanto da encenação era orquestrada, ou se, de fato, era um evento com escravizados, prisioneiros de guerra e criminosos condenados, mas, inegavelmente, fazia sucesso entre os espectadores.

'La naumaquia', de Ulpiano Checa / Crédito: Foto por Poniol60 via Wikimedia Commons

 

Outras naumaquias

A naumaquia de Júlio César, porém, não foi a única. O historiador romano Cassius Dio  relatou em suas obras que, em 86 d.C., ocorreu uma naumaquia até mesmo no Coliseu — e aparentemente foi bastante trágica, pois, coincidiu com uma tempestade que vitimou não apenas combatentes, mas até espectadores.

Já foi pontuado que as câmaras subterrâneas sob o Coliseu, de fato, dão suporte à possibilidade de o Coliseu ter sido inundado, mas não há certeza sobre como teria sido realizado o bombeamento de tanta água para tal.

Outros líderes romanos também realizaram naumaquias celebrando seus feitos. Por exemplo, Augusto organizou uma em uma bacia, no século 2 a.C., e Cláudio, que ordenou uma naumaquia em um lago, envolvendo impressionantes 19 mil soldados e 100 navios, simulando as batalhas entre Rodes e Cecília.

'Naumachia', de Giovanni Lanfranco / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

O famoso quinto imperador de Roma, Nero, também teve uma naumaquia em 57 d.C., ordenando a batalha naval em um anfiteatro de madeira. Nesta, também teriam sido utilizados animais aquáticos, como hipopótamos.

+ A curiosa saga dos salsichas 'gladiadores' do Coliseu

Agora, não sabemos o nível que Ridley Scott pode utilizar para recriar uma naumaquia digna de Caracala e Geta, mas poderemos assistir após o lançamento do filme, planejado para ocorrer nos cinemas brasileiros em 14 de novembro.

Mundo História curiosidades Império Romano Cinema filme Ridley Scott Gladiador entretenimento Coliseu Gladiador 2 matérias naumaquia

Leia também

Irmãos Menendez: 5 detalhes da história real que ficaram de fora da série


Irmãos Menendez: Lyle e Erik herdaram a fortuna dos pais?


De Elvis a Eastwood: Veja 5 astros de Hollywood que já cumpriram serviço militar


Maria Antonieta mandou os franceses comerem brioche?


Entenda o mistério em torno do caixão de chumbo encontrado na Catedral de Notre Dame


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o primo que apoiou os relatos de Lyle e Erik?