Conheça algumas curiosidades e adicione as obras de Tolkien em sua coleção
O clássico da literatura estrangeira, “O Hobbit”, foi escrito por J. R. R. Tolkien e faz parte do universo de “O Senhor dos Anéis”. A obra literária vendeu mais de 100 milhões de exemplares ao redor do planeta, e garantiu uma trilogia de sucesso nos cinemas, fazendo milhões de novos fãs e marcando gerações.
Para celebrar o sucesso da eterna obra que nos apresentou um universo fantástico, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades super interessantes sobre a publicação de Tolkien. Confira:
J. R. R. Tolkien começou a criar o universo de “O Hobbit” em 1917, quando ainda tinha 25 anos de idade. No entanto, o autor só desenvolveu a história pouco mais de uma década depois, em 1928. Ao trabalhar na Universidade de Oxford, Tolkien corrigiu a prova de um dos alunos e bolou uma frase: “numa toca no chão vivia um Hobbit” e, a partir disso, voltou a escrever a obra.
O “Dia do Hobbit” é celebrado pelos fãs no dia 21 de setembro. Aliás, por coincidência (ou não), o dia 22 de setembro marca os aniversários de dois personagens criados por Tolkien: Bilbo e Frodo Baggins.
No primeiro rascunho da obra, Gandalf se chamaria Bladorthin. E por mais confuso que isso possa parecer, Thorin, o líder dos anões, se chamaria Gandalf.
Antes de ter sua primeira edição publicada pela Editora Allen & Unwin, o manuscrito de “O Hobbit” caiu nas mão de C.S. Lewis (“As Crônicas de Nárnia”), que aprovou a obra. Tempos depois, Rayner Unwin, filho de Stanley Unwin, dono da editora, leu o livro e escreveu uma resenha ao seu pai. Nela, dizia que o livro era bom, e devia ter apelo para todas as crianças entre 5 e 9 anos.
O trabalho de Tolkien foi publicado na Inglaterra em 1937. Entretanto, as obras do universo de “O Hobbit” apenas ganharam notoriedade nos Estados Unidos no início dos anos de 1960. Tudo mudou após milhares de universitários estadunidenses se tornarem fãs leais da obra, fato que foi relatado pela revista Time:
O Hobbit parece tão viciante quanto LSD. Em vários campus dos Estados Unidos há buttons declarando ‘Frodo vive’ e ‘Vai vai Gandalf’, muitas vezes escrito em élfico
Você sabia que a primeira edição de “O Hobbit” vendeu apenas 1.500 exemplares? Apenas cerca de 78 anos após o lançamento, mais de 100 milhões de unidades foram vendidas. Além disso, em 2008, algumas das primeiras edições oficiais da obra foram vendidas por £60 mil, o que totaliza um pouco mais de R$320 mil.
Nós elencamos algumas obras escritas ou inspiradas por J.R.R. Tolkien. Selecione as suas preferidas e não se esqueça de adquiri-las agora mesmo através da Amazon:
1. O Hobbit (2019) - https://amzn.to/3OhSW1m
2. J.R.R. Tolkien: Uma Biografia, de Humphrey Carpenter (2018) - https://amzn.to/3pRR9pz
3. KIT: Grandes Contos de Tolkien (2019) - https://amzn.to/41KBtSn
4. BOX: Trilogia O Senhor dos Anéis (2019) - https://amzn.to/3pMYpDn
5. O Silmarillion (2019) - https://amzn.to/3OiIuqn
6. ESPECIAL: O Senhor dos Anéis com Ilustrações de Alan Lee (2021) - https://amzn.to/41M9Qsj
7. The Hobbit and the Lord of the Ring: Deluxe Pocket Boxed Set (2014) - https://amzn.to/433MmzL
8. J.R.R. Tolkien: O Mundo Fantástico do Criador de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, de Toby Widdicombe (2021) - https://amzn.to/3pPMsNn