Obra do jornalista Thales Guaracy retrata questões políticas e sociais que influenciaram a construção da sociedade brasileira atual
Lançada em 2018 pela Editora Planeta, a obra A criação do Brasil 1600-1700, do jornalista Thales Guaracy, retrata o desenvolvimento do país enquanto colônia de Portugal. Por meio de uma linguagem simples e acessível, o livro revela, ainda, documentos históricos que explicam questões políticas e sociais da época.
Segundo o autor, em 1624, o rei da Espanha e Portugal, Filipe II, teria perguntado ao comandante da esquadra luso-espanhola, Dom Fadrique de Toledo Osório, o que ele tinha achado do Brasil. Na ocasião, o comandante tinha acabado de libertar Salvador dos holandeses.
Acredita-se que Dom Fadrique de Toledo Osório tenha dito: “No Brasil, até os céus mentem”. Para Guaracy, este provérbio demonstra que ainda hoje o país sofre com os desentendimentos políticos e sociais herdados do período colonial.
Por meio de uma pesquisa minuciosa, o autor surpreendende o leitor ao revelar os detalhes das aventuras dos primeiros colonizadores, abordando a verdadeira gênese do país. Outro fator histórico de relevância apresentado neste livro é a dominância da Espanha sobre Portugal. Durante o século 17, os portugueses foram esquecidos e dominados pelos espanhóis ao perderem o território para o país europeu vizinho.
Esta obra mostra, ainda, como a colônia brasileira se desenvolveu em meio aos conflitos religiosos e políticos, apresentando personagens esquecidos da História, que contribuíram para a construção das características próprias do país.
Disponível na Amazon, este livro é fundamental para compreender a História do Brasil, de forma que desamarra as heranças sociais do período colonial, que são importantes para os estudos da sociedade brasileira atual.
Confira abaixo um trecho da obra A criação do Brasil 1600-1700, de Thales Guaracy (2018):
“No final do século XVI, Portugal terminou a consolidação da colônia na América, muito graças à ação do seu terceiro governador-geral, Mem de Sá. Com o apoio da Coroa e sob influência dos jesuítas, que coordenaram as ações das forças enviadas pelos portugueses com tropas paulistas e de Salvador, a então capital colonial, Mem de Sá havia dizimado os índios tupinambás da costa, na administração que só acabou com sua própria morte em 2 de março de 1572. Como uma versão tropical da Pax romana, se estabeleceu a Pax portuguesa. Pelo genocídio dos tamoios — tribos confederadas que montaram a resistência organizada, cujo o último reduto foi a baía de Guanabara —, o Brasil foi pacificado.”
+Saiba mais sobre esta e outras obras de Thales Guaracy disponíveis na Amazon:
A criação do Brasil 1600-1700, de Thales Guaracy (2018) - https://amzn.to/36ztGfg
A conquista do Brasil, de Thales Guaracy (2015) - https://amzn.to/2M0NDCm
Liberdade Para Todos, de Thales Guaracy (2002) - https://amzn.to/2TITIYr
Amor e tempestade, de Thales Guaracy (2009) - https://amzn.to/2zF00RZ
Anita, de Thales Guaracy (2017) - https://amzn.to/2yB5L2q
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W