Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Assassino do Zodíaco

Z340: A misteriosa mensagem do Assassino do Zodíaco decifrada após mais de 50 anos

Além dos crimes brutais, o Assassino do Zodíaco também ficou conhecido por provocar o público e a polícia enviando mensagens criptografadas, saiba mais!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 10/08/2024, às 10h00 - Atualizado em 11/08/2024, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Domínio Público
Imagem ilustrativa - Domínio Público

No final dos anos 1960, o norte da Califórnia foi assombrado por uma série de crimes brutais. Tudo começou em dezembro de 1968, quando David Arthur Faraday e Betty Lou Jensen foram mortos a tiros em um carro. 

Em julho do ano seguinte, Michael Renault Mageau e Darlene Elizabeth Ferrin também foram atacados em uma abordagem parecida. Apesar dos ferimentos graves, Michael sobreviveu. Darlene não teve a mesma sorte. 

O casal de estudantes Bryan Hartnell e Cecelia Shepard foi esfaqueado enquanto fazia um passeio perto de um lago em setembro de 1969. Assim como no ataque anterior, apenas o homem sobreviveu. Por fim, cerca de um mês depois, o taxista Paul Stine foi assassinado a tiros por um passageiro. 

Todos os casos descritos acima foram cometidos por um mesmo criminoso: o Assassino do Zodíaco. O serial killer não se tornou famoso apenas por seus crimes brutais, mas também por provocar a polícia e o público ao enviar cartas enigmáticas, cifras ou fazer telefonemas para veículos de mídia. 

+ Secretamente listado pelo FBI: O homem suspeito de ser o Assassino do Zodíaco

Algumas dessas mensagens apresentavam descrições detalhadas de seus crimes e ele mesmo exigia suas publicações. Muitas das cartas também continham complexas criptografias, algumas permanecem sem solução até os dias atuais, mais de meio século depois. 

Segundo a BBC, o Assassino do Zodíaco alega ter cometido 37 assassinatos, segundo as cartas que enviou para jornais, porém, os investigadores trabalham com base em sete vítimas ao todo (sendo cinco homicídios). 

O fato é que após todas essas décadas, sua identidade jamais foi revelada. Apesar disso, tudo o que envolve o serial killer continua chamando a atenção, visto que, nos últimos meses, um grupo de amadores conseguiu decifrar uma de suas mensagens.  

Saiba mais sobre o que diz e como a cifra do Assassino do Zodíaco, conhecida como Z340, foi desvendada por David Oranchak, Sam Blake e Jarl Van Eycke

Decifrando o Z340

Em 8 de novembro de 1969, o jornal The San Francisco Chronicle recebeu a segunda cifra escrita pelo Assassino do Zodíaco, que ficou conhecida como Z340. A mensagem criptografada se provou ser espantosamente difícil de ser decifrada. 

A cifra Z340 do Assassino do Zodíaco - FBI

No entanto, 51 anos depois, em 5 de dezembro de 2020, o desenvolvedor de software de criação norte-americano David Oranchak, o matemático australiano Sam Blake e o especialista em cifras belga Jarl Van Eycke descobriram o mistério por trás da cifra do Assassino do Zodíaco e tiveram seu trabalho confirmado pelo FBI, aponta a BBC publicada na época.

Em março deste ano, o grupo publicou um documento detalhando o longo processo, detalhando o trabalho necessário para decifrar a carta. O arquivo pode ser consultado clicando aqui!

O grupo descobriu que o alfabeto cifrado do Z340 consistia em 63 símbolos diferentes. O que tornava tudo ainda mais complicado é que vários símbolos poderiam representar uma mesma letra do alfabeto. Além disso, as palavras não possuem separação: a mensagem estava cheia de erros ortográficos e transposições. 

Mas tudo foi superado graças ao software criado por Van Eycke, chamado AZdecrypt, que os ajudou a acabar com o enigma. Os autores, porém, reconhecem que o resultado só foi possível pelas "centenas, senão milhares" de supostas soluções oferecidas por outras pessoas ao longo dos anos.

Pouco depois que o Zodíaco enviou [Z340], muitas pessoas correram para decifrá-lo, e algumas afirmaram que suas decifrações estavam corretas", escreveram no documento. "Mas nenhuma foi definitivamente endossada pela polícia, então esses esforços continuaram por décadas".

"A popularidade do caso e a natureza notável do Z340 levaram muitos decifradores amadores a se juntarem aos esforços para resolver a cifra", continuam os três criptógrafos, apontado que tudo só foi possível após uma atualização do AZdecrypt

Letras decodificadas - David Oranchak, Sam Blake e Jarl Van Eycke

Como já dito, a cifra Z340, assim como a Z408, não possui divisões entre as palavras, o que faz com que qualquer software que tentou decifrá-las só tivesse como resultado uma bagunça de letras confusas. 

O AZdecrypt, no entanto, agora pode adicionar espaços em branco automaticamente para dividir palavras onde elas provavelmente pertencem, com base em uma série de estatísticas. "Isso tornou as soluções parciais muito mais compreensíveis", disseram os autores.

Mensagem decifrada

Embora a mensagem decifrada não resolva todos os mistérios envolta do Assassino do Zodíaco, como a identidade do criminoso, a equipe dedicou seus esforços às vítimas e seus familiares. Leia abaixo a mensagem na íntegra!

"Espero que vocês estejam se divertindo muito tentando me pegar.

Aquele não era eu no programa de TV [sobre uma recente ligação que o AM San Francisco havia recebido afirmando ser o Assassino do Zodíaco] 

Não tenho medo da câmara de gás porque ela vai me mandar para o paraíso mais cedo porque agora tenho escravos suficientes para trabalhar para mim. 

Quando todos não têm mais nada quando chegarem ao paraíso. Então eles terão medo da morte.

Mas eu não tenho medo, porque sei que minha vida será fácil no paraíso da morte".