Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Dólar

Veja quem são as pessoas estampadas nas notas de dólar

Saiba quem foram os presidentes — e outras personalidades de destaque na história dos Estados Unidos — homenageados nas cédulas de dólar

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 17/08/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

As notas de dólar, símbolo de poder econômico e influência global dos Estados Unidos, são mais do que simples moeda. Elas também servem como um tributo à história do país, retratando figuras que moldaram a nação.

Curiosamente, a presença de presidentes nas notas de dólar é um fenômeno relativamente recente. Até o início do século 20, as cédulas apresentavam ilustrações variadas, incluindo nativos e figuras da mitologia grega.

Atualmente, das sete notas em circulação, cinco delas exibem ex-presidentes dos EUA, enquanto as outras duas homenageiam figuras igualmente importantes, mas que nunca ocuparam o cargo de presidente. Relembre!

1 dólar

Em cor verde, a nota de 1 dólar exibe a imagem do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. Washington foi uma figura central na fundação dos Estados Unidos: participou da convenção que elaborou a Constituição.

No verso, a cédula conta com o Grande Selo dos EUA, símbolo oficial que equivale ao brasão de armas.

George Washington é presidente homenageado em nota de 1 dólar / Crédito: Wikimedia Commons/Esemes

2 dólares

Em verde-acinzentado, a nota de 2 dólares conta com a figura de Thomas Jefferson (1743-1826), o terceiro presidente dos EUA. Ele, vale lembrar, entrou para a História como um dos principais nomes por trás da Declaração de Independência. O ícone da cédula conta com uma pintura de John Trumbull que representa a histórica Declaração de Independência.

Nota de 2 dólares / Crédito: Wikimedia Commons/Domínio público

5 dólares

Abraham Lincoln, o presidente que liderou o norte dos EUA durante a Guerra Civil e foi responsável por abolir escravidão, teve seu rosto estampado nota de 5 dólares.

No verso da cédula, é possível ver uma ilustração do Lincoln Memorial, um monumento localizado em Washington D.C. desde 1922.

Cédula de 5 dólares homenageia Abraham Lincoln / Crédito: Wikimedia Commons/MikeSwanson

10 dólares

Alexander Hamilton, retratado na nota de 10 dólares (em tons de laranja, amarelo e vermelho), que atuou como primeiro Secretário do Tesouro dos EUA. Nomeado por George Washington em 1789.

Hamilton foi um dos principais arquitetos do sistema financeiro americano, tendo participado da elaboração do que seria o banco central do país. O ícone da cédula retrata o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Nota de 10 dólares / Crédito: Wikimedia Commons/Governo dos EUA/Parhamr

20 dólares

O sétimo presidente dos EUA, Andrew Jackson, aparece na nota de 20 dólares. Jackson, que fundou o Partido Democrata, é conhecido por sua política de expansão territorial, embora seu legado também seja marcado pela controvérsia, especialmente em relação ao tratamento dos nativos americanos.

A cédula em verde e laranja conta com uma ilustração da Casa Branca, residência e local de trabalho do chefe de Estado americano desde 1800, no verso.

Cédula de 20 dólares / Crédito: Wikimedia Commons/Domínio público

50 dólares

Ulysses S. Grant, o décimo oitavo presidente e general que liderou as forças da União à vitória na Guerra Civil, é a face da nota de 50 dólares. Grant, que ampliou os direitos civis, foi uma figura chave na reconstrução do país após a guerra.

Em verde, azul e vermelho, a nota tem como ícone o Capitólio, a sede do Congresso, em Washington, inaugurada em 1800.

+ Racismo escancarado: O início da Ku Klux Klan

Grant na nota de 50 dólares / Crédito: Wikimedia Commons/Parhamr/Domínio público

100 dólares

Benjamin Franklin, que aparece na nota de 100 dólares, foi um dos mais importantes intelectuais iluministas da América do Norte e um dos "pais fundadores" dos EUA. 

Nota de 100 dólares / Crédito: Wikimedia Commons/Departamento de Gravura e Impressão

O ícone do verso apresenta o Salão da Independência, localizado na Filadélfia.