Baseada em romance de Georgia Hunter e ambientada na Segunda Guerra, Somos os Que Tiveram Sorte está disponível no streaming
Adicionada recentemente no catálogo do Disney+, a série "Somos os Que Tiveram Sorte" chama atenção daqueles mais fascinados por dramas históricos. Nos episódios, os assinantes acompanham a saga de uma família judia separada durante a eclosão da Segunda Guerra Mundial que está determinada a vencer os obstáculos.
Com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939, os Kurcs, uma família de judeus que vivia em Radom, acabaram afastados e tiveram que lutar sozinhos para sobreviver até o reencontro.
Com uma história emocionante e baseada em um período histórico devastador, muitos podem se perguntar se existe uma inspiração na vida real. Conforme o Today, a produção é baseada num romance escrito por Georgia Hunter, que se baseou na saga verdadeira de sua família, que vivenciou os horrores do Holocausto.
Alguns dos exemplos que podemos citar é o avô da autora, Addy Kurc, interpretado por Logan Lerman na série. Ele era filho de Sol e Nechuma Kurc, vividos por Lior Ashkenazi e Robin Weigert. Outro nome da série baseado em uma figura real é Halina Kurc. Interpretada por Joey King, ela era a tia-avó da escritora. Genek, Mila e Jakob também existiram na vida real.
Em seu site oficial, ela explica que buscou inspiração para a história ao descobrir as memórias dos parentes numa reunião familiar realizada em 2000. Como resultado, entrevistou semelhantes vivos para descobrir o que eles passaram durante a Segunda Guerra. Isso inclui Felicia Kajler, sua tia-avó, e Eliska, ex-noiva de seu avô.
Além disso, ela contou com relatos hoje preservados pelo Arquivo de História Visual da Fundação Shoah.
Assim como outras obras baseadas em fatos, muitos detalhes foram adaptados para adicionar emoção a produção. A personagem Bella, por exemplo, é Maryla Tatar, esposa do irmão de seu avô, Jakob.
“No final, decidi me permitir a liberdade criativa para ficcionalizá-lo — para adicionar aqueles detalhes humanos e emocionais que não consegui descobrir em minha pesquisa, como o que meus personagens estavam pensando, dizendo e sentindo”, afirmou ela durante entrevista ao Book Club Babble.
Outra curiosidade sobre "Somos os Que Tiveram Sorte" ("We Are The Lucky One", em inglês) é que o título foi inspirado num desabafo de sua tia-avó, Felicia, nos anos 2000, explicou a escritora.
"'Nossa família', Felicia disse com seu forte sotaque francês, seu tom sóbrio, 'não deveríamos ter sobrevivido. Não muitos de nós, pelo menos'. Ela fez uma pausa, ouvindo a brisa sacudindo as folhas nos carvalhos ao lado da casa. O resto de nós ficou em silêncio. Prendi a respiração, esperando que ela continuasse, que oferecesse algum tipo de explicação. Felicia suspirou e levou a mão ao local em seu pescoço onde sua pele ainda estava marcada, eu descobriria mais tarde, por um caso quase fatal de escorbuto que ela havia contraído durante a guerra. 'É um milagre de muitas maneiras', ela finalmente disse, olhando para a linha das árvores. 'Nós fomos os sortudos'".