Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Somos os Que Tiveram Sorte

Somos os Que Tiveram Sorte: Série é baseada em história real?

Baseada em romance de Georgia Hunter e ambientada na Segunda Guerra, Somos os Que Tiveram Sorte está disponível no streaming

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 08/08/2024, às 22h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da série Somos os Que Tiveram Sorte - Divulgação/Disney+
Imagem da série Somos os Que Tiveram Sorte - Divulgação/Disney+

Adicionada recentemente no catálogo do Disney+, a série "Somos os Que Tiveram Sorte" chama atenção daqueles mais fascinados por dramas históricos. Nos episódios, os assinantes acompanham a saga de uma família judia separada durante a eclosão da Segunda Guerra Mundial que está determinada a vencer os obstáculos.

Com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939, os Kurcs, uma família de judeus que vivia em Radom, acabaram afastados e tiveram que lutar sozinhos para sobreviver até o reencontro. 

Com uma história emocionante e baseada em um período histórico devastador, muitos podem se perguntar se existe uma inspiração na vida real. Conforme o Today, a produção é baseada num romance escrito por Georgia Hunter, que se baseou na saga verdadeira de sua família, que vivenciou os horrores do Holocausto

Alguns dos exemplos que podemos citar é o avô da autora, Addy Kurc, interpretado por Logan Lerman na série. Ele era filho de Sol e Nechuma Kurc, vividos por Lior Ashkenazi e Robin Weigert. Outro nome da série baseado em uma figura real é Halina Kurc.  Interpretada por Joey King, ela era a tia-avó da escritora. Genek, Mila e Jakob também existiram na vida real.

Em seu site oficial, ela explica que buscou inspiração para a história ao descobrir as memórias dos parentes numa reunião familiar realizada em 2000. Como resultado, entrevistou semelhantes vivos para descobrir o que eles passaram durante a Segunda Guerra. Isso inclui Felicia Kajler, sua tia-avó, e Eliska, ex-noiva de seu avô.

Além disso, ela contou com relatos hoje preservados pelo Arquivo de História Visual da Fundação Shoah.

Fato e ficção

Assim como outras obras baseadas em fatos, muitos detalhes foram adaptados para adicionar emoção a produção. A personagem Bella, por exemplo, é Maryla Tatar, esposa do irmão de seu avô, Jakob. 

“No final, decidi me permitir a liberdade criativa para ficcionalizá-lo — para adicionar aqueles detalhes humanos e emocionais que não consegui descobrir em minha pesquisa, como o que meus personagens estavam pensando, dizendo e sentindo”, afirmou ela durante entrevista ao Book Club Babble.

Imagem da série "Somos Os Que Tiveram Sorte" - Reprodução/Vídeo

Outra curiosidade sobre "Somos os Que Tiveram Sorte" ("We Are The Lucky One", em inglês) é que o título foi inspirado num desabafo de sua tia-avó, Felicia, nos anos 2000, explicou a escritora.

"'Nossa família', Felicia disse com seu forte sotaque francês, seu tom sóbrio, 'não deveríamos ter sobrevivido. Não muitos de nós, pelo menos'. Ela fez uma pausa, ouvindo a brisa sacudindo as folhas nos carvalhos ao lado da casa. O resto de nós ficou em silêncio. Prendi a respiração, esperando que ela continuasse, que oferecesse algum tipo de explicação. Felicia suspirou e levou a mão ao local em seu pescoço onde sua pele ainda estava marcada, eu descobriria mais tarde, por um caso quase fatal de escorbuto que ela havia contraído durante a guerra. 'É um milagre de muitas maneiras', ela finalmente disse, olhando para a linha das árvores. 'Nós fomos os sortudos'".