Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Repletas de crânios: Veja 5 igrejas decoradas com ossos humanos

Embora sejam locais de grande sacralidade e adoração, algumas igrejas da Europa chamam atenção pela decoração extremamente mórbida; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 11/08/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada no interior do Ossário de Sedlec, na República Tcheca - Foto por Juliancoccia pelo Wikimedia Commons
Fotografia tirada no interior do Ossário de Sedlec, na República Tcheca - Foto por Juliancoccia pelo Wikimedia Commons

Ao longo da história, a Igreja Católica foi responsável por criar incontáveis templos, dioceses, paróquias, basílicas e catedrais pelo mundo. E por mais que todas sejam sujeitas a uma mesma religião, muitas vezes suas decorações divergem bastante entre si.

As razões para essas divergências estruturais são várias, indo desde a disponibilidade de recursos na região ou para o financiamento das obras, até a presença de figuras religiosas específicas que tomaram decisões inusitadas em suas concepções.

Curiosamente, algumas decorações em específico acabam ficando mais marcadas na nossa memória, como os grandes vitrais coloridos ou exagero em decorações de ouro. Porém, existem algumas outras, bem menos populares, que se destacam por decorações bem mais mórbidas.

Confira a seguir 5 igrejas decoradas com ossos humanos pelo mundo:

+ Rodeados por restos mortais, casal realiza casamento nas Catacumbas de Paris

1. Ossuário de Sedlec

Parte da decoração do Ossuário de Sedlec, na República Tcheca / Crédito: Foto por Interfase pelo Wikimedia Commons

Localizado no subúrbio de Sedlec, na cidade de Kutná Hora, na República Tcheca, o Ossuário de Sedlec é uma pequena capela católica localizada abaixo da Igreja e Cemitério de Todos os Santos, que certamente choca qualquer desavisado que passe por ali. Isso porque o local leva a utilização de restos humanos na decoração a um nível bastante extremo.

Segundo o Discovery, o ossuário possui dois enormes cálices, quatro candelabros barrocos e dois ostensórios, logo, objetos utilizados nas celebrações, feitos de ossos humanos. Porém, mesmo sem assistir uma missa no local você já pode se surpreender com o enorme lustre montado com quase todos os ossos do corpo humano pendurado no teto do local.

2. Cripta dos Capuchinhos

Fotografia do interior da Cripta dos Capuchinhos / Crédito: Getty Images

É praticamente impossível fazer qualquer lista sobre igrejas católicas sem mencionar a Itália. E aqui está: localizada próxima à Piazza Barberini, em Roma, está a Cripta dos Capuchinhos. Logo de cara, quem entra no local se depara com uma imagem do Ceifador, com direito a capa e foice, sendo a ferramenta também feita de ossos.

Localizado sob a igreja de Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, o local é inteiramente adornado com os restos mortais de frades capuchinhos — de um ramo da primeira ordem de São Francisco de Assis — que morreram entre 1528 e 1870, depois que a ordem se mudou para Roma. A ideia era que todos os monges, vivos e mortos, pudessem ser mantidos no mesmo lugar.

3. Hallstatt Karner

Parte da Hallstatt Karner, na Áustria / Crédito: Foto por Uoaei1 pelo Wikimedia Commons

Nos exemplos mencionados, e em outros que existem pelo mundo, é possível encontrar ossos de ossuários decorados com fêmures, pélvis e crânios humanos. Porém, no caso de Hallstatt Karner, uma igreja localizada na aldeia de Hallstatt, na Áustria, os próprios ossos são decorados.

Ali, existem mais de 600 crânios com os nomes inscritos de seus antigos donos, bem como suas profissões e datas de morte. Muitos inclusive são adornados com guirlandas decorativas e flores.

4. Ossuário de Vamba

Crânios no Ossuário de Vamba, na Espanha / Crédito: Foto por Nicolás Pérez pelo Wikimedia Commons

Em Sedlec ou na Cripta dos Capuchinhos, os ossos humanos servem como uma decoração bastante própria do local, por motivos religiosos ou sentimentais. Porém, no Ossuário de Vamba, município da província de Valladolid, na Espanha, os ossos foram ali depositados por necessidade.

Isso se deve ao fato de que, entre os séculos 12 e 18, o cemitério local enfrentou problemas de superlotação, e por isso vários restos mortais começaram a ser literalmente empilhados no ossuário. Por isso, o Ossuário de Vamba, que fica na Igreja de Santa María, abriga os restos de milhares de corpos, possuindo inclusive uma parede repleta de ossos empilhados, cravejada com mais de 3 mil crânios.

+ Turismo macabro: as Catacumbas dos Capuchinhos que abrigam mais de 8 mil cadáveres

5. Capela dos Crânios

Capela dos Crânios, na Polônia / Crédito: Foto por Merlin pelo Wikimedia Commons

Chamada oficialmente de Igreja de São Bartolomeu, a Capela dos Crânios não ficou conhecida por esse nome à toa. Localizada em uma das vilas mais antigas do condado de Kłodzko, perto de Kudowa-Zdrój, na Polônia, ela vai além e não possui simplesmente os móveis feitos de ossos, mas as próprias paredes são cobertas por crânios em vez de drywall, e possui ossos e crânios de mais de 21 mil pessoas.

Ela foi fundada entre 1776 e 1804 por Vaclav Tomasek, um padre local que, pessoalmente, coletou e limpou os restos mortais de várias covas rasas deixadas para trás, após a Guerra dos Trinta Anos, das Guerras da Silésia e de surtos de cólera na região.

Os ossos que considerava significativos — incluindo um prefeito local — foram colocados no altar, bem como outros crânios com buracos de bala, um deformado pela sífilis e os ossos de um suposto gigante. Após a morte de Tomasek, ele também teve seu crânio depositado ali.