Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo

Relembre a criança que passou cinco anos com brinquedo preso na garganta

Em 2022, a australiana Skye Enjakovic se surpreendeu ao descobrir que o filho, com apenas 8 anos, passou cinco anos com plástico na garganta

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 20/08/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marley e Skye Enjakovic - Arquivo Pessoal
Marley e Skye Enjakovic - Arquivo Pessoal

Em 2022, foi divulgada a curiosa história de Marley Enjakovic — residente da cidade de Adelaide, na Austrália — que tinha apenas 3 anos quando apresentou crises de tosse. Porém, foi somente cinco anos depois, em 2022, quando tinha 8 anos, que a causa das tosses foi descoberta.

Os pais de Marley — entre eles, sua mãe, Skye Enjakovic — começaram a desconfiar que havia algo errado com o garoto por volta de 2017, quando tinha apenas 3 anos. Isso porque, de repente, ele começou a apresentar crises de tosse, engasgando e até mesmo vomitando, após as refeições ou ao beber algo.

"Sempre presumimos que ele estava comendo muito rápido porque isso se resolveria sozinho e não haveria outros problemas", disse ela à ABC Radio Adelaide. "Com o passar do tempo, foi quando ele começou a ter chiado e ficava entrando e saindo de hospitais e consultórios médicos".

Ainda nessa época, Marley foi levado ao hospital, e o garoto chegou a ser diagnosticado com asma por alguns médicos. Porém, Skye não deixou de achar as tosses estranhas, visto que sempre vinham depois que o garoto comia ou bebia alguma substância. Isso sem mencionar que o uso do inalador não havia ajudado a amenizar ou resolver a sua situação.

Com o tempo, Marley foi ficando cada vez pior, e não conseguia nem mesmo brincar normalmente com outras crianças de sua idade. Até que, em dezembro de 2021, o garoto teve uma crise forte, e precisou ser levado às pressas para o hospital — onde apresentou baixos níveis de oxigênio.

Marley durante processo de recuperação / Crédito: Arquivo Pessoal

Descoberta inusitada

No hospital, uma radiografia realizada no tórax de Marley mostrou que havia algo de errado em sua traqueia e seu esôfago. Após uma broncoscopia, descobriram que o menino tinha uma fístula traqueoesofágica — uma conexão entre o esôfago, do sistema digestivo, com a traqueia, do sistema respiratório.

Dessa forma, qualquer comida ou bebida que Marley ingeria, acabava entrando também em suas vias aéreas e indo os pulmões, o que explica as tosses após as refeições e o agravamento gradual da condição de Marley.

Na semana seguinte à descoberta, ele foi levado de avião à Melbourne, para o hospital Royal Children's, para uma cirurgia a fim de controlar a conexão, visto que estava se aproximando de uma artéria de seu coração.

Enquanto os médicos observavam as vias aéreas de Marley com câmeras, pouco antes da cirurgia, encontraram a causa do problema: uma flor de plástico e artesanato alojada em sua garganta. Até então, o objeto não havia sido identificado devido à inflamação, que impedia que os médicos o encontrassem.

Eu sabia que havia algo errado com a garganta dele e não conseguia descobrir o que era", disse Skye Enjakovic, ainda à ABC Radio Adelaide. "Nunca pensei que seria um corpo estranho, mas não é normal uma criança com asma engasgar e vomitar por comida e bebida e, literalmente, tossir por horas seguidas".
Flor de plástico removida e Marley após remoção / Crédito: Arquivo Pessoal

Felizmente, após a descoberta, a flor foi rapidamente removida em janeiro de 2022 e Marley, com seus oito anos, passou por uma série de tratamentos para curar a fístula. E agora o jovem Marley Enjakovic pode seguir sem as terríveis crises de tosse.