Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Os Pássaros'

'Os Pássaros': Por que as filmagens foram tão perturbadoras para Tippi Hedren?

Durante as filmagens do clássico 'Os Pássaros' (1963), de Alfred Hitchcock, a atriz Tippi Hedren sofreu com comportamento abusivo do cineasta

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 31/10/2024, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tippi Hedren e Alfred Hitchcock - Getty Images
Tippi Hedren e Alfred Hitchcock - Getty Images

Em 1963, o mundo presenciou a estreia de uma das obras cinematográficas mais célebres de um dos maiores cineastas de todos os tempos: 'Os Pássaros', de Alfred Hitchcock. O filme gira em torno de uma série de ataques repentinos e inexplicáveis de pássaros violentos na Califórnia, que oferecem perigo a qualquer um.

"Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas", narra a sinopse.

Cena de 'Os Pássaros' (1963) / Crédito: Reprodução/Universal-International Pictures

Além da sempre elogiável direção de Hitchcock, outra pérola revelada no filme foi a atriz Tippi Hedren, que conquistou o prêmio Globo de Ouro de Melhor Atriz Revelação do Ano. Porém, embora o papel tenha lhe trazido muitas glórias, isso só foi possível depois de muito estresse entre ela e o próprio diretor.

+ Os Pássaros: O mistério por trás do episódio real que inspirou Hitchcock

Comportamento abusivo

Em seu livro de memórias, publicado em 2016, Tippi Hedren — hoje com 94 anos — relata uma série de momentos estressantes e até assustadores que viveu com o diretor e seus comportamentos abusivos durante as filmagens de 'Os Pássaros' e em 'Marnie, Confissões de uma Ladra' (1964), incluindo uma série de situações desumanas que suportou no suspense de 1963.

Conforme Hedren escreve, na famosa cena em que sua personagem, Melanie, sofre um ataque cruel de pássaros na frente das câmeras, o estresse das filmagens a levou a um ponto limite.

Segundo a People, até o dia do início das filmagens, a atriz tinha a certeza de Hitchcock de que seriam usados pássaros mecânicos nas filmagens; porém, no dia em que começaram a gravar, ela foi informada pelo diretor assistente, James H. Broen, que os robôs não estavam funcionando, então, teriam que utilizar animais vivos.

Alfred Hitchcock / Crédito: Getty Images

Atacada por pássaros

No livro de memórias, Hedren escreve que suportou cinco dias de filmagem com tratadores arremessando corvos, pombos e gaivotas nela constantemente. "Foi brutal, feio e implacável", conta ela. "Cary Grant, um dos protagonistas favoritos de Hitch, estava visitando o set naquele dia e me disse entre as tomadas: 'Você é a mulher mais corajosa que eu já vi'".

Porém, não ficava mais fácil com o decorrer das filmagens. No último dia, pássaros vivos foram amarrados nas roupas de Hedren, para perseguirem-na enquanto ela gravava uma cena correndo, e segundo a atriz, quando gritavam "ação!" no set, chegou um momento em que os pássaros amarrados nela começaram a bicá-la de verdade.

Eu estava muito focada na minha própria sobrevivência para notar, mas me disseram depois que foi ainda mais horrível e doloroso para a equipe assistir do que os quatro dias anteriores", recordou a atriz. "E não havia nada que ninguém além de Hitchcock pudesse fazer para pôr fim a isso".

Tudo isso chegou ao ponto de que, no fim do dia, um pássaro bicou a atriz muito perto de seu olho, e ela "explodiu". Ela gritou na hora "estou farta" e começou a chorar ali mesmo, em exaustão.

"Minutos se passaram antes que eu olhasse para cima e descobrisse que todos tinham acabado de me deixar ali no meio daquele vasto e silencioso palco sonoro, completamente exausta, vazia e sozinha", escreveu no livro de memórias.

Hitchcock e Tippi Hedren / Crédito: Getty Images

Após esse episódio, um médico inclusive disse à atriz que ela deveria tirar uma semana de descanso, e até mesmo teve que forçar Hitchcock a aceitar a imposição; implacável, o cineasta dizia que ela não podia fazer a pausa. "O que você está fazendo? Você está tentando matá-la?", exclamou o médico, conforme relatado por Hedren. Felizmente, ela conseguiu se ausentar, e depois voltou para terminar o filme.

O sacrifício foi bem recompensado, e Tippi Hedren ficou especialmente conhecida pelo papel, além de conquistar um Globo de Ouro justamente em sua estreia nas telonas. "Eu nunca esqueci por um momento que tudo estava acontecendo por causa de Alfred Hitchcock, e eu nunca esqueci por um momento que eu tinha merecido isso", conclui ela no livro.