Lançado pelo selo Crítica, da Editora Planeta, Um país chamado Brasil apresenta um panorama da história brasileira
Lançado pelo selo Crítica, da Editora Planeta, Um país chamado Brasil apresenta um panorama da história brasileira, oferecendo uma ampla visão de nossa formação política, econômica e cultural. O desafio de sintetizar cinco séculos de história em uma publicação inédita é do historiador e comentarista Marco Antonio Villa.
“Não é uma tarefa fácil escrever um livro que englobe mais de cinco séculos de história. É inevitável para o historiador a escolha – que não é aleatória, mas que está relacionada com a perspectiva do projeto – de momentos em que eu, como autor, considerei mais importantes para compreender o processo histórico do Brasil. E o desafio da concisão esteve presente em cada página”, escreve na apresentação.
Ao longo da publicação, Villa retrata um Brasil plural, com suas contradições, acertos e erros, e distancia-se do anacronismo que compromete a compreensão do processo histórico brasileiro. Tudo isso sem perder de vista as transformações que ocorreram no mundo ao longo desses 500 anos, cujos desdobramentos tiveram impacto por aqui.
O autor parte da Europa, com a expansão marítima portuguesa, até chegar ao governo de Fernando Henrique Cardoso, o último do século XX. Apesar da narrativa não abordar fatos a partir da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o livro levanta pontos do passado que ecoam fortes no presente, sobretudo no que diz respeito aos dilemas políticos vividos na atualidade.
Com trinta anos de experiência no campo da docência e da pesquisa em história, Villa combina uma vasta bibliografia, associando autores clássicos à historiografia brasileira contemporânea.
O autor escreve em linguagem simples e didática sem abandonar o rigor científico. A publicação destina-se, portanto, a todos os públicos, do leigo ao intelectual; basta interessar-se em conhecer fatos que marcaram o passado do país.