Criado em tribos nativo-americanas, o militar surpreendeu os oficiais com sua agilidade, disposição e conhecimento em batalha
Nascido em março de 1891, o nativo americano Francis Pegahmagabow cresceu na reserva indígena Shawanafa, com seu primeiro nome sendo Binaaswi, que significa ‘o vento que assopra’. Na comunidade nativa-canadense, o jovem desenvolveu habilidades como a caça e a pesca.
Devido ao seu bom rendimento nas atividades, teve a oportunidade de imigrar para uma região urbana para concluir seus estudos e retornar para sua comunidade, porém, não esperava o estouro da Primeira Guerra Mundial. Na época trabalhando no Departamento de Marinha e Pesca como bombeiro marítimo, o rapaz se ofereceu para a força expedicionária canadense.
Apesar de ser colocado em espera em decorrência a sua origem e etnia, seus relatórios de desempenhos físico e psicológico impressionava a força canadense, que por sua vez, decidiu incluir ir o nativo no 1º Batalhão de Infantaria Canadense. A turma seria a primeira de tropas do país enviadas para lutar em território europeu.
Um mestre em batalha
Apelidado como Peggy pelos colegas, suas conquistas em batalhas impressionou até mesmo os comandantes das operações, que fizeram questão de contar com o rapaz durante as batalhas de Ypres e Somme, dada as suas habilidades como atirador e escoteiro. Em apenas um ano, Francis foi promovido a lance corporal e recebeu sua primeira medalha militar por ser responsável transmissão de mensagens durante os dois combates.
Elogiado pelo tenente-coronel Frank Albert Creighton como um homem que "desrespeita o perigo" e possui "fidelidade ao dever”, Francis assumiu o papel de sniper, sendo promovido ao posto de cabo em 1917, sendo fundamental ao usar seus conhecimentos na floresta para guiar os reforços do batalhão que se perderam durante a Segunda Batalha de Passchendaele.
Durante a Batalha de Scarpe, em 1918, Francis foi responsável por repelir quase todos os ataques inimigos quando sua equipe ficou sem munição e com o risco de ser cercada. O feito único foi um dos últimos antes do encerramento da guerra, construindo uma reputação impressionante como atirador.
Munido de um rifle Ross — que foi usado em todas as batalhas e, gradativamente, ficava mais danificado — o nativo foi registrado como responsável pela morte de 378 alemães, além de lesionar mais de 300 com seus tiros, possibilitando a captura. Quando dispensado, já havia atingido o posto de sargento major.
Após o fim da guerra
Ao retornar ao Canadá em 1919, o condecorado militar fez questão de usar a sua influência com as Forças Armadas e o governo para auxiliar as comunidades indígenas do país. Eleito chefe de reservas, o homem foi responsável pela relação do povo que representava com o Departamento de Assuntos Indígenas do Canadá até 1933, quando sua postura como líder desagradou outros indígenas e ativistas políticos.
De acordo com os opositores, os nativos que lutaram em guerras representando o homem branco não compactuam com a libertação de seus povos. Em sua vida pessoal, no entanto, nunca deixou de viver em reservas durante toda a sua vida, tendo 6 filhos criados no ambiente florestal
Em 1952, o atirador faleceu na reserva de Parry Island aos 61 anos, sendo homenageado em diversas partes do país além de ser incluído postumamente ao Hall da Fama Indígena, no Woodland Center.
+Saiba mais sobre a Primeira Guerra Mundial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2JVvNzt
A história da Primeira Guerra Mundial: 1914-1918, de David Stevenson (2019) - https://amzn.to/2xktyDd
A primeira guerra mundial: História Completa, de Lawrence Sondhaus (2013) - https://amzn.to/3aVNnPP
A Primeira Guerra Mundial: Que acabaria com as guerras, de Margaret MacMillan (2014) - https://amzn.to/2RsQjfa
Primeira guerra mundial: 886, de Michael Howard (2010) - https://amzn.to/2wvFCRL
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W