Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idiocracia

Idiocracia: Entenda como o filme previu o uso do Crocs

História curiosa que tem circulado nas redes sociais diz que o filme, lançado em 2006, teria previsto o Crocs; entenda

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 17/08/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas do filme 'Idiocracia' - Divulgação/Fox Studios
Cenas do filme 'Idiocracia' - Divulgação/Fox Studios

Recentemente, uma história curiosa voltou a circular nas redes sociais: o filme "Idiocracia", lançado em 2006, teria previsto o sucesso dos Crocs. Segundo essa alegação, os produtores do filme escolheram a marca como calçado padrão dos personagens por acreditar que o sapato era tão barato e feio que jamais se tornaria popular. 

Futuro distópico

"Idiocracia" é uma produção norte-americana que satiriza um futuro distópico, na qual a humanidade se tornou absurdamente estúpida.

Na trama, um soldado, após ser congelado por 500 anos devido a uma falha num experimento militar, acorda em 2505 e descobre que é o homem mais inteligente do planeta, mesmo apresentando uma inteligência mediana para os padrões de hoje.

Cena do filme "Idiocracia" exibe o calçado - Divulgação

Orçamento reduzido

Com um orçamento limitado, a produção do filme buscou criar um visual propositalmente caricato para os personagens, algo que refletisse a tolice daquela sociedade futurística.

É aqui que os Crocs entram na história. Lançados em 2002 por uma pequena empresa nos Estados Unidos, os sapatos, inicialmente considerados feios, se tornaram um fenômeno de vendas em 2006. A figurinista de "Idiocracia" encontrou os Crocs em uma empresa ainda emergente e decidiu incorporá-los ao filme.

Em uma entrevista para a Fast Company, em 2016, o diretor Mike Judge comentou sobre a escolha dos Crocs: “[…] Os Crocs ainda não estavam no mundo. Eles eram apenas uma pequena startup na época. Filmamos em 2004, então ninguém estava usando Crocs. E ela me mostrou essas coisas, e eu pensei, ‘Oh, esses são ótimos, apenas sapatos de plástico idiotas.’"

Sapato Crocs / Crédito: Imagem de Maria por Pixabay

"E eu disse a ela, ‘Mas você realmente comprou estes, você pode encomendar estes. E se quando o filme estrear, essas coisas estiverem em todo lugar, e não parecer que estamos no futuro?’ E ela disse, ‘Oh, não, isso nunca vai acontecer'. E com certeza, quando ele estrear dois anos depois, todo mundo estará usando Crocs. Então já começou a se tornar realidade ainda mais rápido do que fizemos o filme, realmente.”

+ ‘O Mundo por Philomena Cunk’ traz piada como sátira da história do mundo

Popularização do Crocs

Assim, "Idiocracia" incorporou o Crocs à trama antes mesmo que o mundo o abraçasse. Ironicamente, o que começou como uma sátira dentro do filme se tornou um fenômeno global fora das telas, com os Crocs conquistando um lugar de destaque na moda.