Contando com o criador de Peaky Blinders, a obra terá Kristen Stewart como Lady Di
No dia 27 de fevereiro deste ano, uma fotografia publicada pela produtora NEON se tornou um dos assuntos mais comentados de redes sociais pelo mundo.
Com um chapéu preto e um casaco vermelho, a vestimenta e a semelhança nos traços da atriz Kristen Stewart incorporando a princesa Diana chamou atenção pela fidelidade.
A imagem engloba "Spencer", filme que está sendo produzido pelo cineasta chileno Pablo Larraín.
De acordo com a revista Vogue, Kristen foi escolhida pelo diretor antes do início da crise sanitária causada pela pandemia mundial, tendo a decisão revelada em junho de 2020.
O roteiro, adaptado de um período publicamente conturbado da princesa, foi feito como um drama pelo inglês Steven Knight, criador da série Peaky Blinders.
Durante o desenvolvimento do roteiro com Larraín em 2020, o britânico concluiu simultaneamente a trilha de fatos históricos sobre o filme da realeza e o texto da sexta temporada da série mafiosa.
O enredo
A NEON fez questão de lançar uma sinopse oficial após a conclusão do roteiro 9 dias diante da revelação de Kristen para o papel de Diana — na ocasião, a revista americana Deadline revelou que os direitos de distribuição nos EUA foram adquiridos por mais de US$ 4 milhões, enquanto a distribuição do Reino Unido e Alemanha ficarão a cargo da STX Entertainment e DCM Film Distribution, respectivamente.
No texto, é detalhado que o período do filme cobre o início do fim da união entre Diana e Charles: "Dezembro de 1991: O casamento do Príncipe e da Princesa de Gales esfriou há muito tempo. Embora haja muitos rumores de casos e divórcio, a paz foi ordenada para as festividades de Natal em Sandringham Estate. Há comida e bebida, tiro e caça. Diana conhece o jogo. Este ano, as coisas serão muito diferentes".
Historicamente, tal período é atribuído ao momento onde Lady Di tomou conhecimento das traições do príncipe com Camilla Parker-Bowles, posteriormente esposa do monarca e atual Princesa de Gales. O roteiro também será influenciado pela notável projeção da série The Crown, conforme Kristen revelou ao portal The Wrap.
Lançamento
As filmagens da obra foram iniciadas no início de 2021, conforme previsto no anúncio da protagonista, e estão sendo rodadas no Schlosshotel Kronberg, um palácio na Alemanha construído no final do século 19 para a imperatriz alemã Victoria. A previsão de lançamento, de acordo com o portal IndieWire, é para a segunda metade de 2021.
Diante de obstáculos durante o processo de pós-produção, o lançamento certamente não deve ultrapassar agosto de 2022, visto que os autores podem aproveitar o aniversário de 25 anos da morte de Diana, que ocorreu em 1997 — vale ressaltar não há informações sobre a cobertura na obra.
O elenco tem já tem alguns nomes revelados, mas sem atribuição de personagens; Sean Harris (Missão Impossível - Efeito Fallout), Timothy Spall (Mr. Turner) e Sally Hawkins (A Forma da Água) fazem parte da produção. O intérprete do Príncipe Charles ainda não foi revelado pela produtora.